O ex-guarda-redes do Sporting Ricardo, que venceu duas edições da Taça de Portugal, vai torcer pelos “leões” no domingo, na final com os “estudantes”, marcada para o Estádio Nacional.

«Acredito que vai ser um bom jogo, espero um bom espetáculo e claro que vou torcer pelo Sporting», disse à agência Lusa o antigo guarda-redes da seleção lusa e que atualmente defende as redes do Vitória de Setúbal.

Ricardo venceu a prova em duas ocasiões, a primeira em 1996/97, ainda ao serviço do Boavista, que, na final, venceu o Benfica por 3-2, com dois tentos do boliviano Erwin Sanchez e um de Nuno Gomes, jogadores que já tinham contrato com os “encarnados”.

A segunda vez aconteceu precisamente 10 anos depois, já como guarda-redes do Sporting, vencedor por 1-0 face ao Belenenses, graças a um tento do luso-brasileiro Liedson.

Ricardo recordou a conquista de duas Taças de Portugal enquanto jogador, no mítico Estádio Nacional, salientando que o Jamor era para si como que uma segunda casa.

«Era um palco (Jamor) que para mim era quase como se estivesse em casa, já que era onde a seleção ia treinar e treinámos lá muitas vezes», lembrou o número 1 da seleção lusa nas fases finais dos Europeu de 2004 e 2008 e no Mundial de 2006.

Nas finais de 1997 e 2007, Ricardo foi titular, sendo que na última teve à sua frente o brasileiro Anderson Polga, único jogador que pode repetir domingo a presença no “onze” do Sporting, que ainda ganhou a prova em 2007/2008 (2-0 ao FC Porto, com “bis” de Rodrigo Tiui no prolongamento).

«Sendo uma final é sempre especial. É um estádio emblemático em Portugal e, graças a Deus, ganhei lá duas vezes», lembrou o jogador salientando que é “com saudade” que recorda os feitos.

O jogo entre a Académica e o Sporting está agendado para a 17h00 de domingo, no Estádio do Nacional, no Jamor, e será arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre.