O Leixões apurou-se hoje para a terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao vencer na receção ao Leça por 4-1, num jogo em que o leixonense Pedras bisou e o seu sobrinho homónimo marcou para os leceiros.

O encontro, um “derby” local, não teve grande história, tal foi a superioridade evidenciada pelo Leixões face a um adversário da III Divisão com vários jogadores-trabalhadores, que treinam ao fim do dia.

O treinador leixonense, Horácio Gonçalves, aproveitou para poupar alguns habituais titulares e dar oportunidade a jogadores que têm sido menos utilizados, como o ugandês Kizito, de 18 anos, contratado no mês passado.

Kizito acabou por ser uma das figuras deste jogo, porque marcou um golo e pelo que mostrou durante os 90 minutos: velocidade, acelerações, dinamismo e um futebol simples, que causou muitos problemas ao Leça e agradou bastante aos adeptos.

Destaque também para o atacante Pedras, do Leixões, que marcou dois golos, e para o seu sobrinho, que se estreou como sénior, e levou uma reprimenda do tio, em pleno relvado, depois de ter falhado um golo aparentemente fácil, aos 57 minutos. Redimiu-se, aos 76, com um bom golo, o único do Leça.

Ainda no primeiro tempo, o Leixões desperdiçou uma grande penalidade, por Zé Pedro (44), e vincou o seu domínio através de um futebol melhor ligado e de saídas rápidas para o ataque, que causaram quase sempre muitas dificuldades ao seu opositor.

Também Zé Pedro conseguiu redimir-se mais tarde, na marcação de um livre direito e fazer o 4-1 final.