O SC Braga venceu, esta sexta-feira, o Leixões por 3-0, com golos de Hugo Viana, Ruben Micael e Éder, todos marcados no prolongamento, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Bracarenses juntam-se ao Benfica no lote dos já apurados para a quarta eliminatória.
Para este desafio, José Peseiro decidiu mexer na equipa, tendo em conta o jogo de terça-feira, em Old Trafford, a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
O treinador dos minhotos apostou no seguinte “onze” titular: Quim na baliza; Nuno Coelho, Ismaily, Baiano e Paulo Vinicius na defesa; Mossoró, Djamal e Hugo Viana no meio-campo; Helder Barbosa, Alan e Michel no ataque.
A primeira parte foi preenchida com um futebol enfadonho, tanto que os adeptos foram assobiando perante a prestação das duas equipas que se encontravam no relvado do Estádio Axa, em Braga.
Nos primeiros 45 minutos, houve apenas um lance de perigo junto às balizas, protagonizado por Márcio Mossoró aos 16 minutos. Alan colocou a bola em Michel, este serviu o brasileiro de calcanhar, e com a baliza aberta, o médio do SC Braga atirou ao lado.
José Peseiro ia ficando chateado com o que via e não parava de gritar para dentro de campo. O técnico dos minhotos monstrava-se descontente com a prestação dos seus jogadores, que mais pareciam estar com a cabeça em Manchester.
Quim, que esta noite voltou à baliza bracarense,  foi um mero espectador no primeiro tempo, porque o Leixões nem sequer chegou perto da baliza.
O início da etapa complementar foi um espelho do primeiro tempo, onde as duas equipas exibiram-se a um péssimo nível, parecendo até mostrar um desinteresse em querer resolver a terceira eliminatória nos 90 minutos.
Foram necessários 72 minutos para os adeptos do Estádio Axa assistirem ao segundo lance de perigo junto à baliza de Rui Sacramento. Desta vez foi Michel, contratado ao Benfica na sequência da transferência de Lima para a Luz que, de primeira, atirou ao lado.
Só nos últimos 15 minutos dos 90, e depois da entrada em campo de Éder, é que a equipa minhota “acordou” e começou a desenvolver um futebol mais competente. Mesmo assim não suficiente para marcar no tempo regulamentar.
O jogo foi para prolongamento, algo que a equipa de Braga deveria querer evitar – pois terça-feira há encontro da Liga dos Campeões, contra o colosso Manchester United.
Aos oito minutos da primeira parte do prolongamento, o SC Braga chegou (finalmente) ao golo. Na conversão de livre direto, Hugo Viana apontou o primeiro golo da partida na capital minhota.
Cinco minutos depois, Ruben Micael, que tinha entrado para o lugar de Michel, encontrou o caminho para o segundo golo, sentenciando esta terceira eliminatória. Mas ainda houve tempo para o golo (merecido) de Éder, marcado de cabeça, aos 115'.
Leixões, que já venceu uma Taça de Portugal, despede-se da prova enquanto o SC Braga junta-se ao Benfica no lote dos já apurados para a quarta eliminatória.