O campeão nacional FC Porto venceu, este sábado, o CCD Santa Eulália por 1-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Danilo (30’) marcou o único golo do desafio.
Para este desafio, Vítor Pereira decidiu alterar completamente o seu “onze” habitual, dando tempo e espaço aos jogadores menos rodados do plantel azul e branco, tendo colocado o seguinte “onze”: Fabiano na baliza; Danilo, Mangala, Abdoulaye e Quiñones na defesa; Castro, Kelvin e Rolando no meio-campo e Iturbe, Atsu e Kleber no ataque.
O encontro teve início às 14h30 no Estádio do FC Vizela, uma vez que a “casa” do Santa Eulália não reunia condições para receber um jogo desta envergadura. Num recinto lotado, onde estavam cerca de 6 mil pessoas, o FC Porto demorou 30 minutos para abrir o marcador. Antes, os campeões nacionais já tinham surgido na grande área adversária várias vezes. Danilo rematou forte à entrada da área, sem hipóteses de defesa para São Bento, após uma boa jogada de envolvimento entre Atsu e Castro.
O “pequeno” Santa Eulália defendia o melhor que podia, tendo beneficiado da pouca rotatividade dos jogadores portistas em campo. O desentendimento entre os Dragões era visível e “facilitou” a tarefa da equipa da vila de Santa Eulália. No entanto, a formação orientada por João Fernando teve duas boas oportunidades para assustar a baliza de Fabiano na primeira parte.
Aos 42 minutos, os jogadores do Santa Eulália pediram mão na bola de Abdoulaye à entrada da área, mas o árbitro Rui Costa mandou seguir.
Na etapa complementar, o Santa Eulália ganhou mais coragem e atrevimento, até porque, na antevisão, o técnico João Fernando disse que o mais importante desta "festa"era que os jogadores conseguissem desfrutar do momento e causar dificuldades à equipa da cidade do Porto. Destaque para o número 10, Nélson, que já jogou na I Liga ao serviço do Paços de Ferreira, onde se mostrou um “maestro” no meio-campo. Ele que tem o argentino Lucho como referência.
Varela e Miguel Lopes ainda entraram em campo mas não conseguiram ajudar a equipa portista a dilatar a vantagem.
Como seria de esperar, até pela estrutura do clube do concelho de Vizela, o CCD Santa Eulália despede-se da Taça de Portugal mas de cabeça erguida, sem ser espezinhado pelos Dragões. O clube presidido por Carlos Faria concentra-se agora agora na III Divisão, onde, com cinco jogos disputados, se encontra na quinta posição com nove pontos, menos três que o líder Felgueiras.
O FC Porto junta-se assim ao Benfica e SC Braga, que já venceram o Freamunde e Leixões respetivamente, na quarta eliminatória da Taça de Portugal.