O futebolista Freire quer continuar como titular no Vitória de Guimarães diante do Marítimo, domingo, nos oitavos de final da Taça de Portugal, e voltar a jogar uma final no Estádio Nacional, como em 2010/11.

O central brasileiro começou a temporada sem ser opção para Rui Vitória, mas agarrou a oportunidade concedida pelo técnico em Setúbal, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, há pouco mais de uma semana, tendo mesmo marcado um dos golos vimaranenses, já no prolongamento (2-2 no final desse período, triunfo dos minhotos após a marcação de grandes penalidades).

O jogador, de 23 anos, voltou a ser titular no jogo seguinte, para o campeonato, em Aveiro (2-2), tendo marcado novamente um golo, pelo que espera dar «continuidade» a este ciclo e ser titular na Madeira diante do Marítimo.

«Nenhum jogador gosta de estar de fora, todos querem jogar, mas só há lugar para 11, temos que saber respeitar a opinião do treinador. Eu trabalhei sempre de forma séria, agora chegou a hora de colher os frutos desse trabalho e espero poder dar continuidade a essa titularidade», afirmou hoje em conferência de imprensa.

Na temporada 2010/11, Freire foi titular no regresso, 23 anos depois, do Vitória de Guimarães ao Estádio do Jamor para disputar uma final da Taça de Portugal (derrota com o FC Porto por 6-2) e quer voltar a viver esse «momento inesquecível».

«Já tive essa felicidade de lá chegar uma vez com o Vitória, é um momento inesquecível. A nossa equipa e o nosso treinador sabem o que têm que fazer para que isso se repita», afirmou.

Para o defesa, a receita do sucesso passa por uma grande «concentração e errar o menos possível».

«Na Taça de Portugal é só um jogo, temos que aproveitar todas as oportunidades que tivermos, se só tivermos uma, temos que fazer golo aí», notou.

O jogo entre Vitória de Guimarães e Marítimo, dos oitavos de final da Taça de Portugal, realiza-se domingo, no Estádio dos Barreiros, no Funchal, às 19h15.