O presidente do histórico Grupo Desportivo Fabril, antiga CUF, disse que o jogo frente ao Belenenses, para os oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, é uma oportunidade para se reviverem momentos de glória.

António Fernandes lembrou à agência Lusa o passado das duas equipas e a sua importância no futebol português, considerando o jogo da Taça como um reencontro entre dois históricos, que passam por momentos menos felizes.

«É com alegria e simpatia que vejo esta oportunidade dos sócios e adeptos do Fabril reviverem momentos de glória. É um momento que nós dá força e estímulo para o futuro», disse o dirigente, em declarações à Lusa.

O Fabril, que militou várias épocas no escalão máximo do futebol português, está agora na Série E da III Divisão e vai discutir o acesso aos quartos de final frente ao Belenenses, da II Liga.

«No plano teórico, o Belenenses é favorito, mas as probabilidades são de 50/50. Temos jovens com muito valor, que estão motivados, unidos e que vão fazer tudo para conseguir fazer história. Queremos vencer a eliminatória para pôr o nome do Barreiro, outra vez, em todo o lado», afirmou.

António Fernandes referiu que o Fabril vive momentos conturbados financeiramente, pois o clube tem um vasto património e dificuldades em gerar receitas para fazer face às despesas.

«Temos um grande património, o que é bom, mas também traz muitos custos. Estamos a fazer uma travessia difícil, que não é fácil, e fazemos o melhor possível», explicou.

O presidente acrescentou que as pessoas estão cada vez mais afastadas dos estádios e pediu atenção à Federação Portuguesa de Futebol e ao secretário de Estado da tutela para os problemas dos clubes.

«Tem de se ter em atenção que os clubes não geram receitas para as despesas que têm. Existem campeonatos que obrigam a grandes deslocações e é preciso um novo modelo. Vamos ver o que traz o novo quadro competitivo», defendeu.

O Fabril está a meio da tabela na Serie E da III Divisão, mas António Fernandes grande que o objetivo passa por continuar nos campeonatos nacionais, apesar das dificuldades que esta temporada de mudança apresenta.

«Primeiro estamos a pensar nesta eliminatória com o Belenenses e depois vamos fazer tudo para continuar nos nacionais», concluiu.

A formação do Barreiro defronta o Belenenses, no Estádio do Restelo, em Lisboa, no domingo, em jogo marcado para as 15h00.