O treinador da Académica, Pedro Emanuel, assumiu esta quinta-feira o favoritismo para o jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal com o Tourizense, da II Divisão, no sábado, em Coimbra.

«Temos de fazer o nosso jogo desde o início, assumindo as despesas da partida, para continuar alimentar o nosso sonho e assumindo que queremos passar a eliminatória e que, por isso, somos favoritos», disse o técnico, na antevisão ao desafio.

Pedro Emanuel reconhece que o adversário vem de uma divisão inferior, mas possui «grande qualidade e aposta em jogadores jovens, com potencial, que têm a ambição de poder chegar a Coimbra e fazer um bom jogo e provocar uma surpresa».

Para evitar surpresas, o treinador dos "estudantes" afirmou que a sua equipa terá de fazer como nas duas eliminatórias anteriores: «entrar com grande determinação, com respeito pelo adversário, sabendo antemão que o opositor vem jogar preferencialmente num bloco mais baixo, mas que gosta de futebol apoiado, com transições em passe apoiado, curto, e saídas bem definidas».

«Se não impusermos o nosso jogo e não quisermos ter a disponibilidade para enfrentar um adversário humilde, mas com ambição e que também alimenta um sonho, poderemos passar por dificuldades, como aconteceu no último jogo» da Taça, com o Penalva do Castelo, cujo resultado (1-0) foi conseguido no prolongamento, afirmou.

Nestas eliminatórias, acrescentou Pedro Emanuel, a sua equipa assume sempre uma posição de «postura e compromisso», em que os jogadores têm de «deixar tudo em campo» se quiserem voltar a estar na final do Jamor.

O jogo entre a Académica, atual detentora da Taça de Portugal, e o Tourizense, da II Divisão, disputa-se no sábado, a partir das 17h00, no Estádio Cidade de Coimbra.