José Peseiro pediu esta quinta-feira um Sporting de Braga mais concentrado na sexta-feira para eliminar o FC Porto nos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, título que os minhotos querem conquistar.

Para o treinador, o Sporting de Braga tem revelado «problemas de concentração» nos últimos encontros, «mas não joga de forma desmembrada».

«Se tivéssemos jogado os 90 minutos como nos primeiros 15 [diante do FC Porto, domingo, para o campeonato] estaria preocupadíssimo, assim não, estou confiante, mas temos que estar mais concentrados em todos os momentos», afirmou.

O técnico da equipa minhota, que nos últimos cinco jogos averbou quatro derrotas e apenas uma vitória, frente ao Pampilhosa, da II divisão, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, recusa que, por causa deste ciclo negativo, o jogo frente aos portistas seja de «vida ou morte».

«Para mim, não há jogos de vida ou morte no futebol. Há um adversário muito bom, mas nós sabemos que temos condições para o bater, tal como mostrámos no domingo», afirmou, referindo-se ao jogo da I Liga, em que os minhotos saíram derrotados por 2-0.

Para Peseiro, esse jogo mostrou que a sua equipa «pode melhorar» e para isso é importante que os níveis de confiança estejam no máximo desde o início para impedir uma entrada tão forte do FC Porto como nessa partida.

«A equipa pode fazer melhor desde que readquira os níveis de confiança para patamares que já demonstrou nesta época. Se assim for, seremos uma equipa mais forte, que não se limitará a controlar, mas também a dominar o jogo em muitos momentos», disse.

José Peseiro deixou grandes elogios à equipa orientada por Vítor Pereira, considerando que, no processo defensivo, este FC Porto só encontra paralelo no da era José Mourinho.

Para o treinador, mesmo estando fora das competições europeias, «a Taça de Portugal não é um objetivo de menor relevância».

«É um título que queremos e para isso temos que eliminar o Porto. É difícil, mas acreditamos que vamos passar, sentimos isso, não o digo por dizer», frisou.

Peseiro garantiu ainda a titularidade de Quim, que tem sido o guarda-redes dos "arsenalistas" na Taça de Portugal, e disse não se sentir pressionado pelos últimos resultados.

«A experiência que acumulámos não digo que nos torna insensíveis, até porque sou uma pessoa emocional, mas não é uma coisa que me preocupe, sinceramente», concluiu.

Cinco dias depois, Sporting de Braga e FC Porto voltam a defrontar-se no Estádio Municipal de Braga, às 20h15 de sexta-feira, encontro que será arbitrado por Olegário Benquerença, de Leiria.