O SC Braga venceu, esta sexta-feira, o FC Porto por 2-1, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, disputado no Estádio Axa, em Braga, e segue em frente na prova. Mangala (12’) inaugurou o marcador mas o auto-golo de Danilo (74’) e golo de Eder (80) ditaram a passagem dos minhotos para a fase seguinte. 
Após a derrota (0-2) imposta pelos Dragões no domingo passado, o SC Braga voltava a receber o FC Porto, desta vez em desafio a contar para a Taça de Portugal.
Face ao último desafio na capital minhota, Vítor Pereira fez algumas alterações na equipa titular dos Dragões. Na baliza, Fabiano foi titular, assim como os defesas Miguel Lopes e Abdoulaye, os médios Castro e Defour e o avançado Kléber também alinharam desde o início.
Do lado da formação bracarense, Quim foi o destaque da equipa titular, relegando Beto para o banco de suplentes. Ruben Micael começou o desafio no banco de suplentes e Ruben Amorim foi titular. Ao contrário de Vítor Pereira, José Peseiro apresentou um “onze” sólido para atacar a próxima fase da Taça de Portugal.
O desafio na noite gelada em Braga começou com muita disputa de bola a meio-campo, apresentando uma equipa minhota mais nervosa que o seu adversário.
O primeiro golo da partida surgiu logo aos 12 minutos de jogo com a autoria do central francês Mangala. Na sequência de um livre direto, James enviou a bola para o coração da área minhota, onde apareceu Mangala a cabecear em direção à baliza de Quim. A bola ainda bateu no poste mas acabou por entrar, inaugurando o marcador no Estádio Axa.
Os minhotos ressentiram-se do golo sofrido e isso transpareceu nas más jogadas em campo. Aos 23 minutos, Ruben Amorim esteve perto do empate mas o médio português rematou fraco e Fabiano segurou a bola sem problemas.
O início do segundo tempo não trouxe alterações nas duas equipas. Mas a equipa da casa entrou na etapa complementar com a atitude de quem estava disposta a mudar o rumo do jogo.
Aos 56 minutos, a equipa técnica, jogadores e adeptos do SC Braga ficaram a pedir grande penalidade quando Hugo Viana seguia com a bola e Fernando puxou-lhe os calções. O médio internacional português caiu na área mas Olegário Benquerença mandou seguir.
O SC Braga continuava a “apertar o cerco” ao FC Porto e, aos 66 minutos, gritou-se golo, mas Olegário Benquerença anulou o lance, assinalando falta de Mossoró. Segundo a leitura do árbitro de Leiria, o médio brasileiro caiu sobre Fabiano, impedindo o guarda-redes portista de se levantar e defender o remate de Custódio.
Quando o FC Porto jogava com dez elementos, após a expulsão de Castro por acumulação de amarelos, o SC Braga conseguiu empatar. Aos 74 minutos, após livre favorável aos minhotos, Danilo surgiu no segundo poste a desviar para a própria baliza, estabelecendo o empate na capital minhota.
A coragem e garra dos minhotos voltou a estar presente nos minutos finais e, após cruzamento de Mossoró, apareceu Eder para rematar de forma determinada em direção às redes da baliza de Fabiano, ditando a reviravolta no marcador.
Com o apito final confirmou-se a surpresa da noite. O FC Porto, que pensou muito no encontro de terça-feira para a Liga dos Campeões, despede-se da Taça de Portugal, enquanto o SC Braga segue em frente na prova, após ter estado a perder desde os 12 até aos 74 minutos. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.