O Arouca, da II Liga, foi o “tomba-gigantes” dos oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, ao eliminar o “primodivisionário” Beira-Mar, numa ronda marcada pelo afastamento de FC Porto e Marítimo.

Os aveirenses, últimos no campeonato principal, viram desvanecer a sua continuidade na segunda prova nacional ao “caírem” derrotados por 2-1 no reduto de uma equipa que anda pelos lugares cimeiros (terceira classificada) do segundo escalão.

Os outros dois emblemas de “primeira” foram afastados por adversários do mesmo escalão e de “calibre” similar: na sexta-feira, o Sporting de Braga eliminou o FC Porto (também por 2-1), e, hoje, o Vitória de Guimarães afastou o Marítimo, no desempate por penáltis, após o 1-1 nos 120 minutos.

Por seu lado, o Paços de Ferreira não encontrou grandes dificuldades na sua deslocação ao terreno do Lourinhanense, onde goleou (6-0) a turma da III Divisão, o mesmo escalão do Fabril, equipa também eliminada com um resultado pesado (4-0) no terreno do Belenenses, segundo da II Liga.

Registo ainda para a vitória fácil (3-0), sábado, da Académica na receção ao Tourizense (II Divisão), e para a passagem do Gil Vicente, que bateu hoje a Oliveirense (II Liga) com um golo solitário de Yero.

A quinta eliminatória não ficou completa, pois o Benfica ainda desconhece o seu adversário, que sairá do confronto entre o Desportivo das Aves (II Liga) e o Coimbrões (III), que hoje bateu fora o Caldas (II), mas apenas no desempate por penáltis (2-4), após 120 sem golos, em encontro em atraso da terceira ronda.

Em resumo, excluindo os jogos em falta da quarta e quinta eliminatórias, estão apuradas cinco equipas da I Liga (Sporting de Braga, Gil Vicente, Académica, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães) e duas da II Liga (Belenenses e Arouca, segundo e terceiro classificados, respetivamente, nesse campeonato).

A sexta eliminatória (quartos de final) realiza-se a 16 de janeiro de 2013.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.