A visita do Benfica à Académica e o “derby” minhoto entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga são os jogos grandes dos quartos de final da Taça de Portugal em futebol, já sem FC Porto e Sporting.

Na edição 2012/13, “águias” e “arsenalistas” surgem como os grandes candidatos ao troféu, mas para isso têm que ultrapassar esta semana testes difíceis e fora de casa, sobretudo para o Benfica, com dificuldades recentes em Coimbra.

Os “encarnados” têm que recuar até à época de 2003/04 para lembrar o último êxito na prova, quando venceram na final o FC Porto de José Mourinho (2-1 após prolongamento), que viria a ser campeão europeu poucos dias depois.

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, já salientou a importância da Taça de Portugal, e na quinta-feira em Coimbra as “águias” vão tentar contrariar a tendência dos últimos resultados (empates para a Liga).

Um empate não servirá e obrigará a prolongamento e grandes penalidades, mas o Benfica continua a ser favorito numa cidade onde não perde desde 1973 e na Taça teria que recuar até 1967 para recordar o último desaire.

Os “estudantes” venceram nesta edição o Ponte da Barca, Penalva do Castelo e Tourizense, enquanto o Benfica bateu o Freamunde, o Moreirense e o Desportivo das Aves, sendo a equipa de Moreira de Cónegos o único adversário da I Liga.

Mais dificuldade teve o Sporting de Braga, que chegou aos “quartos” depois de afastar o “super-favorito” FC Porto, com um triunfo por 2-1 em Braga.

A equipa de José Peseiro voltou a ter um sorteio “pouco feliz” e visitará o rival Vitória de Guimarães, embora a história recente seja favorável aos bracarenses, que esta época venceram em Guimarães para a Liga (2-0) e empataram na Taça da Liga (0-0).

A eliminatória abrirá, no entanto, com a receção do Paços de Ferreira ao Gil Vicente, num jogo em que os pacenses – a fazerem uma excelente Liga (quartos) – são favoritos e que na Taça já eliminaram Estoril, Olhanense, da I Liga, e Lourinhanense.

No dia seguinte, o mesmo de Académica-Benfica, disputa-se o único jogo entre equipas da II Liga, com os dois principais candidatos à subida a medirem forças: o líder Belenenses visita o Arouca, terceiro.

É um jogo de alto risco para os “azuis” do Restelo, frente a um Arouca que chegou aos quartos depois de eliminar duas equipas do escalão principal, Rio Ave e Beira-Mar, além de Trofense e Naval.

Confirme os jogos da próxima ronda da Taça de Portugal

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.