O Benfica goleou, esta quinta-feira, a Académica por 0-4, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, carimbando a passagem para a próxima fase. Ola John (5’), Lima (9’ e 27’) e Salvio (71’) fizeram os golos à equipa de Coimbra, que não teve resposta possível perante tanta qualidade do emblema lisboeta.
O clube da Luz, com Luisão a titular depois de ter ficado parado por lesão, começou o encontro na cidade dos Estudantes a todo gás. Logo no primeiro minuto, Cardozo reamatou e viu a bola a ir em direção à baliza, mas João Dias interceptou na “hora h”, evitando o primeiro golo da partida.
O Benfica não tirou o pé do acelerador e Ola John conseguiu mesmo concretizar o que o colega paraguaio não tinha feito há quatro minutos. O médio holandês inaugurou o marcador com um remate forte, sem hipótese de defesa para Peiser, na sequência de um passe atrasado de Lima.
A determinação encarnada fez-se sentir minutos depois, não dando tempo de reação aos homens comandados por Pedro Emanuel. Após um pontapé de canto, a bola acabou por parar nos pés de Matic, o sérvio assistiu Lima para o segundo da noite. Em nove minutos, o Benfica já vencia por 0-2.
Do lado da equipa da casa, Makelele foi o jogador que incorporou toda a vontade e raça dos Estudantes, lutando a meio-campo por todas as posses de bola com a mesma intensidade.
A meio da primeira parte, quando a Académica tentava inverter a desvantagem de dois golos, a arte de Lima surgiu com um belo chapéu ao guardião da Académica aos 27 minutos de jogo.  O avançado brasileiro, contratado ao SC Braga, já leva 15 golos esta época com a camisola dos encarnados.
Debaixo de uma forte chuva, o árbitro Jorge Sousa apitou para o intervalo e as duas equipas recolheram-se nos balneários, com estados de espírito bem diferentes.
Na segunda parte, a equipa de Coimbra entrou agressiva e determinada, procurando espaços no meio-campo para chegar à baliza de Artur Moraes. Contudo, o Benfica manteve-se sereno, consciente da vantagem confortável no marcador.
Aos 71 minutos deu-se o momento de magia do Benfica na cidade dos Estudantes. O feiticeiro foi Eduardo Salvio, que construiu a jogada e terminou da melhor forma com um grande golo, fazendo o quarto e carimbando a passagem para as meias-finais.
Até ao apito final, a formação de Jorge Jesus podia ter feito mais golos, isto se Kardec (entrou para o lugar de Lima) e Gaitán (entrou para o lugar de Ola John) não tivessem falhado o alvo, que parecia fácil.
A Académica, que na época passada viveu o sonho de ter conquistado esta Taça de Portugal, despede-se da prova com um sabor amargo após a goleada em casa.
O Benfica medirá forças nas meias-finais com o Paços de Ferreira, que venceu ontem por 2-1 na receção ao Gil Vicente. As meias-finais da Taça de Portugal disputam-se em duas mãos, a 30 de Janeiro e 17 de Abril.