O Vitória está a dois jogos de repetir a presença na final da Taça de Portugal, dois anos depois de ter perdido com o FC Porto (6-2), disputando com o líder destacado da II Liga o acesso ao Estádio do Jamor. 

«Temos a noção de que é uma oportunidade de chegar à final, que é o que ambicionamos, mas antes disso não podemos pensar noutra coisa que não no Belenenses», afirmou Rui Vitória na antevisão da partida, que se realiza em Lisboa.

O técnico anteviu «dois jogos muito disputados e difíceis, contra uma equipa que joga um futebol de I Liga», mas frisou a «ambição de chegar ao Jamor».

Para Rui Vitória, a presença na final da Taça de Portugal pode ser «uma alavanca para o próprio clube», face às «dificuldades» e «problemas» financeiros que atravessa. 

O treinador lembrou o percurso «muito difícil» do Vitória até à meia-final, sublinhando que «o do Belenenses não foi tão exigente», e considerou que se conseguir ultrapassar a equipa de Belém e garantir uma presença nas competições europeias via Taça da Portugal será um «prémio» para o clube depois de «todas as dificuldades por que passou durante a época».

Rui Vitória considerou ainda que jogar em Guimarães o segundo jogo «pode ser uma vantagem», mas notou que isso é apenas no «plano teórico». 

Kanu, suspenso por ter sido expulso no jogo com o Benfica da 23.ª jornada da I Liga, Addy, lesionado, e Soudani, que está ao serviço da seleção da Argélia, estarão ausentes do confronto no Estádio do Restelo.

O Vitória de Guimarães volta a treinar na terça-feira de manhã e no final será divulgada a lista de convocados.