Belenenses e Vitória de Guimarães começam esta quarta-feira a discutir um lugar na final da Taça de Portugal de futebol, no encontro da primeira mão das meias finais, que se disputa no Estádio do Restelo.

A partida, marcada para as 20h00, colocará frente a frente o oitavo classificado da I Liga de futebol e o líder incontestado da II Liga, que se encontra muito perto do regresso ao escalão maior do futebol português, três anos após ter caído de divisão.

O vencedor desta eliminatória encontrará na final Benfica ou Paços de Ferreira, sendo que os "encarnados" levam vantagem, depois do triunfo na Mata Real (2-0), na primeira mão.

Os vimaranenses, que nunca conquistaram a prova, procuram chegar ao Jamor pela sexta vez na sua história e dois anos após a última presença, em que saíram derrotados pelo FC Porto, por 6-2, na final de 2010/11.

Por outro lado, o Belenenses, vencedor de três troféus, vai querer dar sequência à época de sucesso que vem realizando, tentando a nona final do seu palmarés, a última das quais em 2006/07, quando perdeu com o Sporting (1-0).

Belenenses e Vitória de Guimarães encontraram-se por nove vezes na competição, com vantagem para os minhotos, que venceram cinco partidas, contra três dos lisboetas.

No entanto, o mais relevante destes confrontos pendeu para o lado dos "azuis", que bateram os vimaranenses por 2-0, na final de 1941/42, precisamente a primeira ocasião em que os dois históricos se defrontaram na Taça de Portugal.

O Belenenses teve um caminho relativamente tranquilo até esta meia-final, eliminando Vizela (II divisão), Anadia (II), Pedras Rubras (III) e Fabril do Barreiro (III), antes de se deslocar a Arouca, nos "quartos", para defrontar e bater, por 4-1, um dos principais adversários na II Liga.

Já o Vitória de Guimarães, que começou o percurso com uma goleada por 6-1 ao Vilaverdense (II divisão), teve, a partir daí, o caminho mais dificultado, defrontando os primodivisionários Vitória de Setúbal, Marítimo e Sporting de Braga, vencendo os dois primeiros nas grandes penalidades e o rival minhoto no prolongamento.

Belenenses e Vitória de Guimarães jogam esta quarta-feira a primeira mão das meias-finais, no Estádio do Restelo, enquanto o segundo jogo se realizará a 17 de abril, no Estádio D. Afonso Henriques, na cidade minhota.

A final da Taça de Portugal está marcada para 26 maio, no Estádio Nacional.