O Benfica procura hoje qualificar-se pela primeira vez em oito anos para a final da Taça de Portugal em futebol, defendendo uma vantagem de 2-0 na receção ao Paços de Ferreira, em jogo da segunda mão das meias-finais.

Mesmo apontando como objetivos prioritários a conquista do campeonato, que lidera com quatro pontos de vantagem sobre o bicampeão FC Porto, e da Liga Europa, na qual mede forças com o Fenerbahçe nas meias-finais, o treinador Jorge Jesus alertou para a importância de voltar a marcar presença no Estádio Nacional, na final marcada para 26 de maio.

Apesar de ser o recordista de vitórias da prova, com 24 títulos em 33 finais, o clube lisboeta já não ergue o troféu desde a época 2003/04 (vitória por 2-1 sobre o rival FC Porto, no prolongamento), e não chega ao jogo decisivo desde a temporada seguinte, na qual perdeu pelo mesmo resultado (2-1), frente ao Vitória de Setúbal.

No jogo da primeira mão, a superioridade do Benfica, que não perde há 36 jogos consecutivos, foi traduzida com dois golos marcados na segunda parte por Lima e pelo suplente Ola John, os quais deixaram o Paços de Ferreira, sensacional terceiro classificado da I Liga, mais longe da segunda presença no Jamor, depois da derrota sofrida em 2009 frente ao FC Porto, por 1-0.

O Benfica recebe hoje o Paços de Ferreira, em jogo com início às 20h00 horas e arbitragem do setubalense Bruno Esteves, enquanto o Vitória de Guimarães, que também venceu o Belenenses por 2-0 no primeiro embate, recebe a equipa do Restelo na quarta-feira, a partir das 20h00, na outra partida das meias-finais.