O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, considerou hoje a final da Taça de Portugal em futebol como um «jogo de circunstâncias excecionais», mas garantiu que tudo está tratado para que corra da melhor forma.

Miguel Macedo referiu que o Estádio Nacional, em Oeiras, onde domingo Benfica e Vitória de Guimarães disputam a Taça de Portugal «tem circunstância que não se verificam noutro qualquer estádio» e obriga a uma separação de dispositivos de segurança.

«É preciso separar o que tem a ver com o recinto propriamente dito daquilo que tem a ver com o especial ambiente que enquadra o jogo e a tradicional ‘romaria’», disse o ministro, acrescentando: «Está tudo tratado para que tudo corra da melhor forma».

O ministro, que falava à margem da assinatura de um protocolo com a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), não quis adiantar o número de efetivos que vão estar envolvidos no policiamento do jogo, limitando-se a admitir que o «dispositivo de segurança é o adequado em relação ao evento» e rondará «as centenas».

Benfica e Vitória de Guimarães disputam no domingo, às 17h15, no Estádio Nacional, a 73.ª final da Taça de Portugal em futebol, sob arbitragem de Jorge Sousa, do Porto.