Rui Vitória afirmou que o Vitória de Guimarães teve de recorrer a outras armas para lutar com o Benfica e vencer a Taça de Portugal. O treinador dos minhotos ficou orgulhoso pelo trabalho dos seus jogadores.

«Conseguimos ultrapassar os obstáculos que foram surgindo. A vitória deixa-me orgulhoso e satisfeito e mostra que vale a pena trabalhar como nos fizemos, vale a pena ser as pessoas que nós somos. Estas vitórias dão corpo ao trabalho que idealizamos. É um momento de dever cumprido», sublinhou Rui Vitória, para depois concluir.

«Nos ganhamos à base da irreverência, da dedicação ao jogo, da entrega. Acreditamos até ao fim, sabíamos que assim podíamos vencer», afirmou, na conferência de imprensa logo após o jogo.

O técnico dos minhotos explicou a abordagem que fez ao jogo para poder vencer.

«Na primeira parte tínhamos de jogar daquela forma, não expor em demasia a equipa e tentar sair em contra-ataque. Poderíamos ter feito golo e logo a seguir o Benfica marca, naquilo que se diz na gíria, um "chouriço". Tínhamos de fazer contenção. Temos jogadores que no ano passado estavam nos juniores, outros que estavam na segunda divisão. Era preciso dar conforto à equipa. Na segunda parte disse aos jogadores que tinham de correr mais e acreditar que as coisas iam acontecer. O Benfica ia ter dificuldades físicas. Tranquilizamos os nossos jogadores, eles foram convictos e "soltaram-se" por completo na segunda parte. Demos a volta com mérito e fizemos uma grande segunda parte», afirmou.

O treinador agradeceu aos adeptos umas «pessoas apaixonados pelo clube», que, às vezes, «apertam o clube e os jogadores» mas que este ano mudaram.

«Este ano conseguimos algo importante que foi uma relação forte entre a equipa e os adeptos. Muita dessa vitória deve-se ao contributo dos adeptos ao longo da época», afirmou Rui Vitória, que prosseguiu.

«Ganhar uma Taça de Portugal não é fácil, ganhar uma Taça ao Benfica nestas condições dá mais prazer e valor. Estas pessoas [de Guimarães] já mereciam um feito destes», sublinhou.