Portugal entrou esta terça-feira com o pé direito no Grupo 3 da Ronda de Elite de apuramento para o Campeonato da Europa de sub-19 de futebol, ao golear a Bulgária, por 7-0.

Gonçalo Paciência foi o homem do jogo ao marcar três dos sete golos da equipa lusa.

Numa primeira parte com uma mão cheia de golos, Portugal tornou a tarefa fácil, apresentando uma equipa muito organizada e eficaz no ataque.

O primeiro golo surgiu logo nos primeiros minutos por intermédio de Bernardo Silva, que, na pequena área, aproveitou um cruzamento de João Cancelo e rematou de primeira para inaugurar o marcador.

A Bulgária, sem qualquer capacidade de se organizar, deixou a seleção lusa subir cada vez mais no terreno e o segundo golo não tardou em chegar. Hélder Costa insistiu do lado direito, serviu Gonçalo Paciência que, ao segundo poste, rematou com êxito.

Gonçalo acabou por bisar pouco tempo depois com um golo de cabeça, após o cruzamento de Rafa.

Perante uma equipa que não conseguia responder às investidas da seleção lusa, Portugal chegou ao quarto golo, cinco minutos depois. Bruma desmarcou-se pela direita, centrou para Hélder Costa encostar para dentro da baliza de Georgi Kitanov.

O primeiro remate da Bulgária aconteceu apenas aos 36 minutos e foi sem grande perigo para o guarda-redes luso.

Ainda antes do intervalo, Portugal voltou a marcar através de Bruma.

Depois do descanso, e num jogo mais lento a acusar alguma contenção de esforços, a seleção portuguesa não foi tão agressiva, mas dominou da mesma forma a partida, não estando, no entanto, tão eficaz na finalização.

De qualquer forma, nos minutos finais do encontro, João Cancelo e Gonçalo Paciência voltaram a marcar fechando a contagem nos 7-0.