O treinador do Alba, Hugo Oliveira, diz que não falta motivação na equipa dos distritais de Aveiro que irá defrontar no domingo o Sporting, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol.

«Motivação é coisa que não falta, porque sair um grande não é todos os dias», disse à Lusa o técnico, antes de iniciar mais um treino para preparar a deslocação a Alvalade.

Hugo Oliveira diz que este jogo é «um prémio» para alguns jogadores, pelos anos dedicados ao futebol, e «uma montra» para outros.

Apesar das diferenças entre as duas equipas, o treinador diz que está a preparar o encontro com normalidade, adiantando que para vencer terão de ser perfeitos e o Sporting ter um dia mau.

O capitão da equipa, Zé Bastos, diz que os jogadores querem dar uma boa réplica do Alba e sonham com a possibilidade de eliminar o Sporting, apesar de saber que é um desafio muito difícil.

O avançado, que fora das quatro linhas troca o equipamento azul e amarelo pela bata de operário fabril, espera marcar um golo aos "leões": «É o sonho de qualquer avançado. Nós vivemos dos golos e espero que corra bem e consiga marcar».

Pouco otimistas parecem estar os adeptos do Alba, que, mesmo não acreditando na vitória, vão a Alvalade para apoiar a equipa e participar na festa da Taça.

«Vamos lá mais para a festa, porque a gente sabe que vai perder. Quando um gato vai lutar contra um leão é um problema», afirmou António Augusto, um adepto do Alba, de 62 anos.

O presidente do Alba, José Pinho, acredita na presença de cerca de dois mil adeptos em Alvalade, garantindo que não vai faltar apoio à equipa.

«A partir do momento em que saiu o sorteio, começámos logo a trabalhar na preparação de excursões para Alvalade e, pela recetividade que tenho dos autocarros já preenchidos, penso que vamos ficar muito próximo das duas mil pessoas, o que para nós é ótimo», disse o dirigente.

Este antigo jogador, que assumiu a presidência do clube nesta época, não arrisca um prognóstico para o resultado do jogo, afirmando apenas que, «não podendo ganhar, não queria perder por muitos».

Esta será a segunda vez que o Alba, clube com 72 anos de existência, joga no terreno de um dos "grandes" do futebol português.

Em 1976, a equipa de Albergaria-a-Velha foi goleada nas Antas pelo FC Porto por 8-0, também num jogo a contar para a Taça de Portugal.