O treinador do Sporting de Braga revelou hoje que Éder, que jogou pela seleção portuguesa de futebol há uma semana, não está em condições para defrontar o Gafetense, sábado, para a Taça de Portugal.
Aquando da chamada do avançado para o duplo embate com Israel e Luxemburgo, que fechou a fase de apuramento para o Mundial2014, Jesualdo Ferreira afirmou que o jogador (que tinha falhado a partida com o Nacional, para o campeonato, por lesão) não estaria em condições de alinhar no primeiro jogo, talvez apenas no segundo, o que motivou uma resposta de Paulo Bento, considerando que o técnico "arsenalista" «não era médico».
Contudo, foi o contrário que aconteceu: Éder entrou aos 87 minutos na partida com os israelitas, em Alvalade, tendo jogado pouco mais de cinco minutos.
Jesualdo Ferreira quis evitar a polémica com o selecionador nacional - «se ele tivesse dito que eu era médico, respondia-lhe, ele acreditou no seu médico e eu no meu, ele fez o seu trabalho, eu faço o meu» -, mas não deixou de lamentar «a forma como as coisas foram conduzidas».
«Não há qualquer divergência, mas se alguém a criou, foi o selecionador nacional. O Éder voltou, está em treino progressivo, não vai jogar amanhã [sábado] porque entendo que não tem condições para o fazer e vamos fazer todos os possíveis para poder jogar com a Académica, estando implícito das minhas palavras que está em risco para esse jogo», disse.
O treinador disse ainda não saber se Éder estava a 100 por cento quando defrontou Israel: «quando digo em condições, digo poder participar em pleno. Se ele não jogou em pleno [com Israel]? Não tenho dados para dizer isso, primeiro não sou médico e depois não estava presente, não posso especular sobre uma situação que não é clara para mim», afirmou.
Sobre o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, sábado, diante do Gafetense, que milita nos distritais de Portalegre, lembrou que a competição é conhecida pela sua «imprevisibilidade» e que o Braga «tem tudo a perder e nada a ganhar».
«São jogos completamente diferentes, mas obriga-nos a ser tão ou mais sérios do que temos sido. Temos um grande respeito pelo adversário, mas temos que fazer o que a nossa história e prestígio obrigam. O que nos motiva é chegar o mais longe possível, estar presente na final», disse.
Jesualdo Ferreira admitiu que neste tipo de jogos, entre equipas de valor tão díspar, «pode haver algum facilitismo e relaxe», mas garantiu que não é esse o espírito dos jogadores bracarenses, que «querem fazer um bom jogo e passar a eliminatória».
Anunciou a titularidade do médio Vukcevic e alterações na baliza, devendo ser Cristiano o guarda-redes.
O jogo com o Gafetense terá lugar no Estádio Municipal de Portalegre, sábado, às 15:00.