O Benfica venceu este sábado o CD Cinfães por 1-0, em jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O golo dos encarnados foi apontado na segunda-parte por intermédio de Ola John num jogo onde brilhou Ivan Cavaleiro. O Coinfães fica assim afastado da Taça de Portugal depois de criar algumas dificuldades ao emblema da Luz.

No regresso do Benfica à Taça de Portugal, Jorge Jesus apresentou em Cinfães um onze constituído por um misto de jogadores da equipa principal e da equipa B. Funes Mori estreou-se na equipa principal do Benfica com Ivan Cavaleiro, Ola John e Djuricic na frente de ataque. Na baliza, o técnico encarnado apostou em Oblak com Silvio, Steven Vitória, Jardel e Bruno Cortêz a constituírem o quarteto defensivo. No meio campo, Rubem Amorim e o sueco Vitor Lindelof fechavam o onze.

Num jogo que se previa desnivelado entre as duas formações foi o Cinfães a criar a primeira situação de perigo logo nos instantes iniciais com um remate à malha lateral do guarda-redes esloveno. O Benfica reagiu de imediato com Ivan Cavaleiro a desperdiçar uma grande oportunidade para abrir o marcador aos 3’ minutos, mas Pedro Miguel negou o golo ao internacional português.

Depois de um arranque de jogo dividido a nível de oportunidades de golo, o Benfica assumiu o papel de favorito e naturalmente dominou as operações do adversário. Perante a postura dominadora do convidado, o Cinfães recuou as linhas permitindo ao Benfica explorar os corredores laterais. Ivan Cavaleiro aproveito a oportunidade para se mostrar a Jesus e criar muito perigo junto à área do Cinfães.

Antes da meia hora de jogo, o Cinfães conseguiu retirar o domínio ao Benfica para equilibrar a partida e Gomes chegou mesmo a ter nos pés o golo inaugural do jogo. O número 7 do Cinfães esteve muito perto de se isolar frente a Oblak mas a bola acabou por escapar ao “maestro” da equipa de João Manuel Pinto.

Ao intervalo, o resultado de 0-0 só não era justo porque o árbitro anulou um golo, aparentemente limpo, a Steven Vitória por alegada falta do central do Benfica. Os números da posse de bola ilustravam bem o domínio dos visitantes com 36% para o Cinfães e 64% para o Benfica.

No segundo tempo, as equipas regressaram ao relvado sem alterações e logo nos instantes iniciais o Cinfães colocou à prova os reflexos de Oblak com um remate de Mário Pereira. O público já reclamava por golos quando aos 51’ minutos um cruzamento na direita de Ivan Cavaleiro sobra para Ola John com o holandês a não perdoar e a rematar para o 1-0. O golo não abalou o Cinfães que esteve muito perto de empatar o encontro aos 65’ minuto com um remate de Hélio a passar por cima da barra da baliza de Oblak.

Com o decorrer do jogo, o Benfica foi gerindo a vantagem mínima através da posse de bola. A equipa do Cinfães ia procurando espaços para o contra-ataque, mas foi o Benfica a ter uma excelente oportunidade de golo antes do final do encontro com uma jogada de técnica apurada do jovem Ivan Cavaleiro. O extremo sentou um adversário antes de tentar um chapéu, mas a bola acabou por sair por cima da baliza.

Até ao final, nenhuma das equipas conseguiu marcar mais golos, apesar dos três minutos de compensação concedidos por Rui Costa. O Benfica entrou com uma vitória por 1-0 na presente edição da Taça de Portugal enquanto o Cinfães sai de cabeça erguida na 3.ª eliminatória.