Os “gigantes” revelaram-se hoje demasiado robustos para tombarem na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, justificando o favoritismo, mesmo em regime de «serviços mínimos», como aconteceu com o FC Porto e o Benfica.

Numa ronda em que entraram em cena as equipas da Liga principal, o Vitória de Guimarães, detentor do troféu, foi dos que mais impressionou, ao vencer por 3-0 em Fátima, enquanto o FC Porto, campeão nacional, e o Benfica não foram além do triunfo por 1-0, face a Trofense, da II Liga, e no reduto do Cinfães, do terceiro escalão, respetivamente.

Com uma equipa composta por jogadores menos utilizados e da equipa B, o Benfica produziu uma exibição pouco entusiasmante e só venceu o Cinfães graças ao golo apontado aos 52 minutos pelo holandês Ola John, que já não “faturava” desde fevereiro, quando marcou ao Bayer Leverkusen, para a Liga Europa.

O FC Porto também apresentou uma equipa recheada de “segundas linhas”, mas, ainda assim, com alguns jogadores mais utilizados e foi precisamente um deles, o avançado Varela, que marcou aos 25 minutos o único golo do encontro, que garantiu aos portuenses o apuramento para a quarta ronda.

O Guimarães surgiu motivado a defender o troféu, impondo-se por inquestionável 3-0 ao “terciário” Fátima, com um “bis” de Fernando Russi (08 e 35 minutos) e um golo tardio de Barrientos (86), num jogo que marcou o reencontro do treinador vimaranense, Rui Vitória, com a equipa que treinou entre 2006 e 2010.

Mesmo em inferioridade numérica desde os 59 minutos, devido à expulsão de Tiago Gomes, o primodivisionário Estoril-Praia conseguiu marcar dois golos no estádio do Moreirense, pelos avançados Sebá e Luís Leal, aos 71 e 83 minutos, respetivamente, acabando com as ilusões do segundo classificado da II Liga.

O Sporting de Braga visitou um adversário bem mais acessível, o Gafetense, dos campeonatos distritais, e, mesmo sem vários habituais titulares, não teve dificuldade em qualificar-se para a quarta eliminatória, graças aos remates certeiros de Edinho (43 minutos, de grande penalidade) e Rafa (66).

O Paços de Ferreira, “lanterna vermelha” do campeonato, também não facilitou no reduto da Oliveirense, da II Liga, mesmo terminando com nove jogadores, devido às expulsões de Ricardo (20 minutos) e Filipe Anunciação (74), graças aos golos de Manuel José (56, grande penalidade) e Sérgio Oliveira (73), que desfizeram o 1-1 ao intervalo.

O Sporting da Covilhã levou a melhor na receção ao Santa Clara, por 2-1, deixando bem encaminhada a única partida do dia entre equipas da II Liga com dois tentos marcados a fechar a primeira parte e a abrir a segunda, por Adriano (45+1) e Gui (49), aos quais os açorianos apenas conseguiram responder aos 81, por Mike.

Beira-Mar, Leixões e Desportivo das Aves, todos da II Liga, impuseram-se pela margem mínima (1-0) a equipas de escalões inferiores, Mafra, Felgueiras (campeonato nacional de seniores) e Aljustrelense (distritais), respetivamente, enquanto o Penafiel bateu o Operário por 4-2.