Três golos nos últimos 20 minutos colocaram hoje o Penafiel, da II Liga, na quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, evitando um prolongamento que o secundário Operário, derrotado por 4-2, fez por merecer na segunda parte.

A vitória da formação penafidelense aceita-se pela maior qualidade dos seus jogadores, mas é preciso enaltecer a atitude da equipa açoriana, líder da Série G do Campeonato Nacional de Seniores (CNS), que nunca se entregou e chegou mesmo a mandar no jogo.

João Pedro inaugurou o marcador para os locais aos 20 minutos, de livre direto, mas os açorianos responderam e restabeleceram a igualdade, aos 24, por Carlos Mota, que voltaria a assustar Nuno Santos, aos 32, de canto direto.

Mais confortáveis no jogo, perante um adversário que deixou correr o tempo, os jogadores do Operário foram perdendo o respeito à equipa da II Liga e estiveram perto da reviravolta no marcador no início da segunda parte, por Fufuco e Evandro. Dani, aos 65 minutos, imitou os colegas, mas Nuno Santos, com a defesa da tarde, evitou o golo.

A resposta do Penafiel chegaria a seguir, aos 65, por Aldair, com um remate ao poste da baliza de Nuno Santos, antecipando os golos de Ferreira e Dani, este último marcado de longe, aproveitando o adiantamento e a baixa estatura de Vítor Vieira.

O cabo-verdiano Stebh, do Operário, ainda reduziu, aos 80, após quatro pontapés de canto consecutivos, mas já faltavam forças à equipa e a maior experiência do Penafiel, que procurava esconder a bola, também não ajudava. Aos 90 minutos, André Fontes desviou, na área, um remate de um colega e enganou Vítor Vieira fixando o resultado final.