Um golo do suplente Raul Martins aos 90+3 minutos valeu hoje ao Atlético a vitória por 1-0 na receção ao Santa Eulália, que alinha nos campeonatos distritais, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol.
A equipa lisboeta, 16.ª classificada na II Liga, produziu uma exibição apagada e poderia ter sido afastada por um adversário de valor claramente inferior, tendo como única atenuante o facto de ter jogado durante toda a segunda parte em inferioridade numérica, devido à expulsão de Taira aos 45 minutos.
O Santa Eulália, nono colocado nos distritais da Associação de Futebol de Braga, voltou a cair na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tal como aconteceu no ano passado, quando perdeu também por 1-0 na receção ao FC Porto, campeão português em título.
Os cerca de 100 espetadores que se deslocaram ao Estádio da Tapadinha tiveram de esperar meia hora para assistirem ao primeiro lance de perigo, fruto de uma saída em falso do guarda-redes Espinha, que Pedro Moreira desaproveitou, ao atirar à rede lateral da baliza visitante.
Até ao intervalo, dois remates de Rui Varela permitiram ao guarda-redes do Santa Eulália mostrar mais segurança, mas as intenções atacantes do Atlético ficaram mais condicionadas aos 45 minutos, quando Taira foi expulso por acumulação de cartões amarelos, os únicos mostrados pelo árbitro na primeira parte.
A equipa anfitriã surgiu revigorada e falhou duas boas oportunidades para inaugurar o marcador no início do segundo período, por intermédio do recém-entrado Raul Martins, que acertou no poste, aos 50 minutos, e de Mauro Antunes, que perdeu tempo a visar a baliza deserta e viu o remate ser intercetado.
O Santa Eulália foi-se aventurando mais no ataque e Élio poderia ter inaugurado o marcador aos 67, mas falhou o "chapéu" quando só tinha pela frente Leão, que já nos minutos finais salvou o Atlético ao defender com as pernas o remate de Inácio, que também se tinha isolado.
Em cima dos 90 minutos, foram os reflexos de Espinha que evitaram que o pontapé acrobático de Rui Varela resultasse em golo, mas, na sequência do pontapé de canto, o guarda-redes foi incapaz de travar o remate vitorioso de Raul Martins, no último minuto do período de compensação (90+3).