O Marítimo qualificou-se hoje para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao vencer o Freamunde, no Funchal, por 3-1, em jogo da terceira ronda.
No Estádio dos Barreiros, Alex Soares, na primeira parte, deu vantagem aos mandeirenses, Joel Silva empatou, na marcação de uma grande penalidade, e, na segunda parte, Danilo Dias e Derley resolveram a eliminatória a favor dos madeirenses.
Esta foi a primeira derrota oficial da temporada para o Freamunde, que ocupa o segundo lugar da Série C do Campeonato Nacional de Seniores, fruto de quatro vitórias e um empate, tendo ultrapassado nas anteriores eliminatórias da Taça o Amarante e o Desportivo de Ronfe.
Por seu turno, os verde-rubros vinham de uma série negativa de três derrotas, ante o Belenenses, o Paços de Ferreira e o Vitória de Guimarães, e, para uma equipa intranquila, nada melhor do que marcar cedo.
Assim, logo aos três minutos, Héldon assistiu Alex Soares para o tento inaugural. Mas a insegurança anímica ficou bem patente, cinco minutos volvidos, quando Márcio Rozário derrubou Joel Silva no interior da grande área, uma infração punida com uma grande penalidade, que o mesmo Joel Silva converteu, restabelecendo a igualdade.
Os madeirenses procuraram responder e, aos 19 minutos, o cabo-verdiano Héldon, numa boa iniciativa individual, esteve perto de marcar.
Três minutos depois, Alex Soares solicitou a entrada de Danilo Dias, mas Rui Nereu esteve à altura e negou os intentos ao avançado do Marítimo.
No minuto seguinte, foi Rui Rainho quem, sobre o risco, evitou que um cabeceamento de Derley resultasse em golo. Na resposta, Joel Silva isolou-se, mas o chapéu ao suíço Johnny Leoni saiu ligeiramente por cima.
O Freamunde apresentou-se no Funchal com uma atitude positiva perante o jogo, atuando de uma forma desinibida e, aos 40 minutos, Machado esteve muito perto de se colocar na frente do marcador, após um centro milimétrico de Edu Machado.
Os primeiros minutos da segunda parte ficam indelevelmente marcados pelo excelente golo de Danilo Dias que, de pé esquerdo, desferiu um potente remate de fora da área, aos 51 minutos.
O jogo mantinha-se aberto, num bom ritmo e aos 58 minutos o Freamunde voltou a estar muito perto de restabelecer a igualdade, quando após uma grande jogada de Rui Rainho, Joel Silva cabeceou à barra.
Todavia, os verde-rubros acabaram por impor a lei do mais forte aos 74 minutos, quando Danilo Dias arrancou pelo centro, solicitou Héldon, que ao rematar acabou por “servir” Derley para o terceiro golo do Marítimo.