O “dérbi” eterno do futebol português terá o seu 27.º capítulo na Taça de Portugal, quando os rivais Benfica e Sporting disputarem a quarta eliminatória da prova, a 09 de novembro.

Em 26 eliminatórias entre as duas equipas, a história pende para o lado dos “leões” (14 triunfos, contra 12), mas no Estádio da Luz, palco da próxima decisão, e em jogos a uma única mão o Benfica venceu quatro dos cinco disputados.

Assim, globalmente a vantagem pertence ao clube de Alvalade nas vezes que se encontrou com o rival em situações a eliminar (em 26 ocasiões), mas quando o fator casa entra em equação, em jogos a uma única mão, existe equilíbrio.

Com exceção às finais – oito disputadas entre ambos, com seis vitórias do Benfica -, o Sporting conseguiu vencer sete dos oito jogos em que encontrou o rival em Alvalade a uma única mão, e os “encarnados” venceram quatro de cinco na Luz.

O último triunfo do Sporting para a Taça na “catedral” remonta à época de 1999/2000, quando o atual diretor desportivo dos “leões”, Augusto Inácio, era treinador, com a equipa verde e branca a vencer por 3-1.

Na ocasião disputava-se os oitavos de final da prova, em janeiro de 2000, e o Sporting venceu com um golo de André Cruz e um bis de Beto Acosta, enquanto o Benfica, que era treinado pelo alemão Jupp Heynckes marcou por Uribe.

As duas edições seguintes, e as últimas, em que os rivais se encontraram foram das mais entusiasmantes dos últimos tempos.

Em 2005, após um empate a 3-3 no prolongamento, o Benfica venceu na Luz no desempate por grandes penalidades (7-6), e em 2008 o Sporting virou uma desvantagem de 2-0 em Alvalade e venceu por 5-3.

Total de Jogos: 33

Sporting: 17 vitórias (14 vezes vencedor da eliminatória)

Benfica: 15 vitórias, 1 empate (12 vezes vencedor da eliminatória).

Total de Finais: 8

Benfica: 6 vitórias

Sporting: 2 vitórias.