Milhares de quilómetros separam as localidades de Doctor Juan Eulogio Estigarribia, no Paraguai, e Campo De La Cruz, na Colômbia. Porém, Cardozo e Montero, os “filhos” destas terras, tornaram-se vizinhos e ídolos na ainda mais longínqua Lisboa, salvando com muitos golos as suas respetivas equipas.

A cumprir a sétima época no Benfica, o avançado paraguaio mantém uma eterna relação de amor-ódio com a massa associativa do clube da Luz. Atualmente, há mais amor do que ódio pelo Tacuara, que marcou seis golos nos últimos oito jogos e voltou a assumir-se como o goleador de serviço dos encarnados.

Com o ocaso de Lima e Rodrigo na equipa de Jorge Jesus, o paraguaio está “condenado” a marcar ao Sporting, uma das suas “vítimas” preferidas desde que chegou a Portugal. No total, Cardozo alinhou já em 17 dérbis – 13 na Liga, um na Taça de Portugal e três na Taça da Liga - e apontou 10 golos (oito na Liga e dois na Taça da Liga). E desde que aterrou em Lisboa em 2007 são já 167 golos com a camisola do clube, que o consagram como o melhor goleador estrangeiro e o nono melhor marcador de sempre.

Cerca de seis meses depois, Cardozo deve assim voltar à competição que em maio quase o atirou para fora da Luz. O célebre empurrão a Jorge Jesus na final da Taça de Portugal perdida para o Vitória de Guimarães deixou-o na corda bamba e só o tempo ajudou a apagar o erro. Agora, Cardozo volta a estar em alta e é a mais séria ameaça à baliza leonina, caso recupere a tempo para o dérbi, após a lesão sofrida em Atenas, para a Champions.

Em sentido inverso, Montero atravessa o seu maior jejum desde que chegou no início desta época ao Sporting. O avançado colombiano não perdeu tempo a tornar-se a estrela da equipa de Leonardo Jardim, somando golos atrás de golos, numa média que superava – e ainda supera - o próprio número de jogos realizados.

Agora, o avançado de 26 anos – cujas caraterísticas estão nos antípodas das que Cardozo possui – está há dois encontros seguidos sem marcar. FC Porto e Marítimo escaparam à pontaria do colombiano, mas este sábado o goleador dos leões reencontra pela primeira vez uma das suas vítimas: o Benfica.

No duelo da 3ª jornada, em agosto, Montero assinou o golo do Sporting no empate a uma bola com o eterno rival e mostrou que é um goleador também a ter em conta para os jogos grandes. Com armas muito diferentes de Cardozo, Montero consegue atingir os mesmos fins, como provam os 12 golos em 10 partidas com a camisola do clube de Alvalade.

Depois do empate no primeiro dérbi entre os dois goleadores, quem sairá agora a sorrir do duelo na Taça? Seja nos 90 minutos, 120 ou penáltis, alguém terá de sair vencedor.