Duarte Gomes vai ser o árbitro do jogo entre Benfica e Sporting, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Este será o quarto dérbi do árbitro madeirense.

O árbitro internacional desde 1991/92, de 40 anos, foi hoje nomeado pelo Conselho de Arbitragem da FPF, repetindo a presença em jogos entre os “grandes” de Lisboa, tal como ocorreu em 2001/02, 2004/05 e 2008/09.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol garantiu que Duarte Gomes foi a única hipótese em cima da mesa para apitar o dérbi de sábado, às 19:45, e que o nome de Marco Ferreira, que chegou a ser comentado pelo técnico Jorge Jesus, não passou de mera especulação.

Duarte Gomes estreou-se nos dérbis com o empate 2-2 da 15.ª jornada da edição 2001/02 do campeonato, também no Estádio da Luz, onde Mário Jardel assinou os dois tentos dos “leões” e Simão Sabrosa e Zahovic apontaram os golos “encarnados”.

Em 2004/05, o lisboeta dirigiu, desta feita no Estádio José Alvalade, o triunfo do Sporting por 2-1, com um “bis” de Liedson e o tento de honra das “águias” de Nuno Gomes, em jogo da 16.ª ronda.

A última presença de Duarte Gomes nos dérbis lisboetas remonta a 27 de setembro de 2008, quando o espanhol Reyes e o brasileiro Sidnei marcaram os golos da vitória do Benfica, na quarta jornada do campeonato de 2008/09.

Além de dérbis, Duarte Gomes também já arbitrou dois “clássicos” entre Sporting e FC Porto, sendo que ambos terminaram com vitórias dos “dragões” por 1-0, e outros tantos entre Benfica e FC Porto, ambos no recinto “encarnado”.

O árbitro lisboeta esteve no triunfo do FC Porto, no Estádio do Dragão, selado com um golo do colombiano Falcao, da sexta jornada da Liga de 2009/10, depois de ter dirigido o “jogo do título” de 2005/06, quando Jorginho, à 30.ª jornada, no Estádio José Alvalade, praticamente garantiu o primeiro título do “tetra” dos “azuis e brancos”.

O primeiro embate entre “águias” e “dragões” ajuizado por Duarte Gomes terminou com um empate 0-0, na quinta jornada do campeonato de 2001/02, e o segundo permitiu ao FC Porto festejar o título na Luz, com a vitória por 2-1, com um golo na própria baliza do guarda-redes Roberto e um de Hulk, enquanto Saviola foi o autor da resposta do Benfica, na 25.ª ronda de 2010/11.

Esta época, Duarte Gomes ainda não arbitrou qualquer encontro do Benfica, tendo dirigido a goleada caseira do Sporting frente ao Vitória de Setúbal, por 4-0, na sétima ronda da I Liga.

O jogo entre águias e leões está marcado para este sábado, no Estádio da Luz, a partir das 19h45.