Jorge Cadete não tem dúvidas de que há um favorito no dérbi de sábado entre Benfica e Sporting. O antigo avançado de leões e águias considera que os leões chegam à Luz num bom momento e que por isso partem para este jogo com mais hipóteses de seguir em frente na Taça.

«O Sporting é favorito porque tem feito melhores resultados, melhores exibições e os níveis de confiança estão mais altos do que os do Benfica», começa por dizer o ex-avançado, que ainda assim reconhece que o fator casa pode, conforme o decorrer do jogo, favorecer as águias:

«O fator casa é sempre vantajoso para uma equipa que está bem, mas para uma equipa que vem de resultados negativos nem sempre. Ter o público a favor pode ajudar se o Benfica começar bem, mas se nos primeiros minutos não conseguir controlar o jogo os adeptos vão ficar descontentes, e isso pode beneficiar o Sporting.»

Quanto ao facto de o Benfica ter feito a meio da semana, na Liga dos Campeões, uma das melhores exibições da época, Cadete afirma que não é líquido que essa melhoria se possa repetir automaticamente no jogo deste sábado.

Cadete defende o trabalho que Leonardo Jardim está a realizar em Alvalade, «a formar uma equipa com bastantes jovens, mas com uma identidade própria», sublinhando que «em termos de futuro está a ser feito um trabalho para dar estabilidade ao clube».

«Contestação a Jesus pode voltar»

Caso o Benfica saia derrotado do dérbi, Jorge Cadete antevê problemas para Jorge Jesus. O antigo jogador de águias e leões acredita que se a essa eliminação se juntar o afastamento precoce da Champions, o treinador vá enfrentar novo ciclo de contestação na Luz.

«Se o Benfica for eliminado da Taça e não se qualificar para os oitavos de final da Champions, seguramente que vai começar um novo ciclo de contestação, por muito injusto que possa ser fazer uma avaliação em função de uma bola que entrou e outra que não.»

«Montero tem mais capacidades do que Cardozo para este jogo»

Cardozo saiu lesionado do encontro que o Benfica teve na Grécia a meio da semana e ainda não é conhecido o seu estado clínico ou se vai estar disponível para o dérbi frente ao Sporting. Ainda assim, Cadete acredita que o paraguaio vai mesmo acabar por jogar, e no duelo com Montero o ex-avançado prevê que seja o colombiano a levar a melhor.

«Seguramente vai ser um duelo interessante para quem gosta de observar os pontas de lança e penso que o Montero tem mais capacidades para ter sucesso neste jogo. Confesso que me tem surpreendido, porque para além de boa técnica, é um avançado que estava a jogar no s EUA, que não é um sítio de onde venham grandes pontas de lança.»

O jogo entre águias e leões está marcado para este sábado, no Estádio da Luz, a partir das 19h45.