O Cinfães, do Campeonato Nacional de Seniores, e o Alba, dos Distritais, têm em comum o facto de terem caído na terceira eliminatória da Taça de Portugal aos pés de um ‘grande’ de Lisboa. Enquanto o Cinfães foi derrotado por 0-1 na receção ao Benfica, o Alba saiu de Alvalade goleado (8-1) pelo Sporting.

À distância do dérbi deste sábado, os treinadores João Manuel Pinto (Cinfães) e Hugo Oliveira (Alba) possuem um conhecimento privilegiado dos dois eternos rivais nesta edição da Taça. Em entrevista ao SAPO Desporto, ambos revelam as suas expectativas… e não hesitam em apontar um favorito.

«O Benfica está muito mais forte desde o jogo com o Cinfães, pois tem agora mais opções. Nesse jogo Jorge Jesus deu descanso a alguns jogadores e optou por uma estratégia diferente. Agora vai apresentar o melhor onze. É uma prova diferente, mas sabe com quem vai jogar. O Sporting está também bastante moralizado e tem muita qualidade», refere João Manuel Pinto. Por sua vez, Hugo Oliveira vê um Sporting ao mesmo nível da última eliminatória: «A única diferença poderá ser no aspeto da confiança, por causa da recente derrota no Dragão, mas penso que isso não vai afetar o Sporting.»

A Taça de Portugal tem por tradição provocar algumas surpresas, mas como é que esse ambiente “especial” pode influenciar um dérbi? Na visão do treinador do Cinfães, as particularidades de um dérbi sobrepõem-se às desta prova. «Toda a gente sabe a responsabilidade e os objetivos que foram traçados para a equipa. É uma prova diferente, mas onde os jogadores terão a mesma atitude e é muito importante para os adeptos do Benfica». Já o técnico do Alba acredita que isso poderá proporcionar um desafio mais aberto: «As equipas sabem que não se podem conformar com o empate. Poderão arriscar mais, partir o jogo e assim marcar mais golos».

A história recente confirma a visão de Hugo Oliveira, com 14 tentos nos dois últimos embate entre Benfica e Sporting na Taça, abrindo renovadas expectativas de um jogo com muitos golos. «As equipas têm de arriscar mais e penso que será equilibrado, mas uma maior experiência do Benfica pode pesar», analisa Hugo Oliveira, sendo secundado na análise pelo seu homólogo do Cinfães: Vai certamente haver golos e isso é bom para o espetáculo.»

De acordo sobre a importância do fator casa para o Benfica, os dois treinadores concordam ainda sobre a irrelevância do desaire do Benfica na Champions na passada terça-feira. Para ambos, «o Benfica fez um bom jogo» com o Olympiacos e tal não vai pesar frente aos leões.

Paralelamente, João Manuel Pinto e Hugo Oliveira subscrevem a ideia de que o Benfica está sob maior pressão em relação ao Sporting. «O Benfica tem de ganhar. Joga em casa com um rival, está no seu estádio e tem o seu público», vinca o antigo jogador dos encarnados, num discurso partilhado por Hugo Oliveira. «O Benfica tem mais a perder neste jogo. O apuramento na Champions está muito difícil e se o Benfica sair da Taça pode ficar muito pressionado».

Para o fim ficam guardados os prognósticos e os dois treinadores voltam a coincidir na análise: «2-1 para o Benfica».