O Penafiel, da II Liga, qualificou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal em futebol depois de vencer no terreno do Ribeirão, do Campeonato Nacional de Seniores, por 2-0.

A eficácia do segundo classificado da II Liga em momentos cruciais fez a diferença perante um adversário que foi superior em muitos momentos do jogo, acabando, porém por sofrer dois golos, marcados por Rafael Lopes (38 minutos) e Mbala (55).

Assistiu-se, em Ribeirão, a uma primeira parte bem disputada, com muita entrega de ambas as equipas, que fizeram pressão constante ao portador da bola.

Os lances de perigo escassearam durante a primeira parte, mas a equipa da casa ganhou alguma supremacia a partir dos 15 minutos, e, aos 26, quase inaugurou o marcador, num cabeceamento de Nelsinho.

Quando os famalicenses estavam melhor na partida, a equipa de Miguel Leal colocou-se em vantagem, numa recarga de cabeça de Rafael Lopes, aos 38 minutos, após remate de Aldair desviado para a trave.

O Ribeirão reagiu e esteve perto da igualdade pouco antes do intervalo, num lance bem construído, mas o corpo de Pedro Ribeiro negou o golo a Igor (43 minutos).

O oitavo classificado da série B do terceiro escalão nacional iniciou a segunda parte com a mesma iniciativa com que tinha terminado a primeira, mas, aos 55 minutos, sofreu o segundo golo, quando Mbala aproveitou a atrapalhação da defesa contrária para bater Paulo Cunha e sentenciar a eliminatória.

O segundo golo do Penafiel causou uma quebra anímica na equipa da casa, que se revelou incapaz de reduzir a desvantagem, apesar de Pipo, aos 76 e 88 minutos, ter ameaçado a baliza de Coelho.

Jogo no Estádio do Passal, em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão.

Ribeirão - Penafiel, 0-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:
0-1, Rafael Lopes, 38 minutos.
0-2, Mbala, 55.

Equipas:
- Ribeirão: Paulo Cunha, Vitinha, João Paulo, Buba, Daniel, Jefferson (Abulai, 81), Varela (Pipo, 57), Mendes (Chico, 73), Nelsinho, Diego e Igor.
(Suplentes: Pedro Albergaria, Paulo Sampaio, Ivo, Pipo, Abulai, Chico e Gian Luca).
Treinador: Flávio das Neves.
- Penafiel: Coelho, Dani, Pedro Santos, Pedro Ribeiro, Vítor Bruno, Ferreira (Romeu Ribeiro, 67), André Fontes, Gabi, Aldair (Guedes, 82), Mbala (Ivan Santos, 61) e Rafael Lopes.
(Suplentes: Tiago Rocha, Nélson Sampaio, Romeu Ribeiro, José Coelho, Ivan Santos, Guedes e Paulo Roberto).
Treinador: Miguel Leal.

Árbitro: Hélder Malheiro (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jefferson (13), Pedro Santos (25), Daniel (44), André Fontes (46), Dani (49), João Paulo (50) e Nelsinho (79).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.