O Gil Vicente venceu hoje o Cova da Piedade no desempate por penalties (4-3) e garantiu a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal em futebol, com o guarda-redes Caleb a defender duas grandes penalidades.
Após uma partida muito disputada, Caleb efetuou três defesas decisivas no prolongamento, quando o Gil Vicente estava reduzido a nove jogadores e segurou a equipa na eliminatória. Nos penalties, o guarda-redes esteve de novo em destaque, ao parar os remates de Chiquinho e Dieb.
No estádio Municipal José Martins Vieira assistiu-se a uma primeira parte com poucos lances de perigo, com o primodivisionário Gil Vicente a sentir muitas dificuldades para assumir o jogo e criar lances de perigo para a baliza de João Marreiros.
O Cova da Piedade, da serie H do Campeonato Nacional de Séniores, pressionava muito a meio campo e criou o primeiro lance de perigo aos 13 minutos, mas o defesa Danielson impediu que a bola chegasse a Sandro.
Na resposta, aos 23 minutos, o Gil Vicente chegou pela primeira vez à baliza contrária, com Simy a entrar pela esquerda e a cruzar atrasado, mas ninguém conseguiu fazer o desvio fatal.
Aos 40 minutos foi de novo a equipa da casa a estar perto do golo. Na sequência de um lançamento lateral, a bola sobrou para Sandro Vicente que rematou forte, mas a bola saiu ligeiramente ao lado do poste da baliza de Caleb.
No início da segunda parte, aos 48 minutos, o Gil Vicente esteve perto de inaugurar o marcador. Na sequência de um lançamento lateral, a bola sobrou para o nigeriano Simy, que rematou de pé esquerdo ao poste.
Apenas dois minutos depois, o Gil Vicente enviou de novo a bola ao poste. Desatenção do guarda-redes do Cova da Piedade, a bola sobrou para Simy mas este permitiu a defesa de João Marreiros. Na recarga, Avto rematou ao poste.
Na resposta, aos 58 minutos, boa jogada do Cova da Piedade, com Sandro Vicente a cruzar da esquerda mas o desvio de Jessy saiu ao lado da baliza de Caleb.
O Gil Vicente ia dominando as operações a meio campo e aos 82 minutos João Vilela surgiu sozinho na área mas rematou para uma grande defesa de João Marreiros, que foi lesto a sair dos postes.
Já no período de descontos o Gil Vicente ficou reduzido a 10 unidades, após a expulsão de Avto, que viu o segundo cartão amarelo.
No prolongamento as duas equipas lutavam muito a meio campo mas o lance de maior perigo surgiu aos 106 minutos, quando Dieb ganhou na esquerda e rematou de pé direito para uma defesa apertada de Caleb.
Na segunda parte do prolongamento, o Gil Vicente ficou ainda reduzido a nove, com a expulsão de Vítor Vinha, também por acumulação de amarelos, e aos 117 minutos, primeiro Chiquinho e depois Jessy viram Caleb negar o golo à equipa da casa com duas excelentes intervenções.
Aos 119 foi a vez de Hugo Rosa ver o vermelho direto, por uma agressão ao central Danielson. Nos penalties, o Gil Vicente foi mais certeiro e seguiu em frente na competição.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.