O treinador do Vitória de Guimarães criticou hoje o castigo aplicado ao guarda-redes Douglas, antevendo ainda que o jogo com o FC Porto, para a Taça de Portugal de futebol, seja difícil para as duas equipas.

Rui Vitória notou que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo sumário a Douglas, por entender que ficou provado que agrediu um jogador no jogo com o Gil Vicente, «e não um sumaríssimo».

O processo sumário não o permite, mas segundo o treinador, o clube apresentou um recurso.

«O que estranho é que sendo o nosso futebol caracterizado pela lentidão dos processos este tenha sido tão rápido. Jogámos num domingo à noite e na terça-feira saiu a decisão. Não discuto se é justa ou não a penalização, mas sim o 'timing', que é tremendamente questionável», afirmou Rui Vitória.

O técnico disse esperar agora que «todos estes lances tenham o mesmo tratamento» e, sem concretizar, aludiu a um recente sumaríssimo que «não foi resolvido em tão pouco tempo» para concluir que «as coisas não foram tratadas com igualdade».

«Não quero acreditar que o Vitória esteja a ser usado como exemplo, o clube e as gentes de Guimarães não merecem», referiu.

Rui Vitória revelou que será o também brasileiro Assis a defender a baliza vimaranense diante dos portistas e disse ter a «máxima confiança nele».

Considerou que o jogo será difícil para as duas equipas e que o facto de uma ter de ficar pelo caminho empresta um cariz diferente dos jogos do campeonato.

«Vamos defrontar uma equipa forte, que apesar de não ter ganhado os dois últimos jogos está recheada de bons jogadores e tem tido sempre algum domínio entre os opositores. Se há equipa em Portugal que é difícil o FC Porto é uma delas, mas só temos um caminho que é lutar até à exaustão, ser uma equipa que não se verga e tentar seguir em frente», sublinhou.

O Vitória, atual detentor do troféu, vem de uma derrota caseira na Liga Europa (1-0 com o Betis) e Rui Vitória admitiu que «nunca é fácil» a equipa recompor-se de um desaire, «muito mais nas circunstâncias em que foi, praticamente no último lance do jogo».

A equipa minhota fez uma exibição muito apagada, praticamente sem criar lances de golo e, para o treinador, «faltou clarividência ofensiva», mas considerou que a equipa não esteve assim tão mal e que está ao nível do futebol português.

«Quem são as equipas que estão a jogar bem? Até o líder do campeonato [FC Porto] é criticado todas as semanas», notou.

Malonga e Marco Matias são ausências confirmadas e o defesa central Abdoulaye, emprestado pelo FC Porto, está em dúvida.

O treinador explicou que o jogador veio de uma lesão e no final do jogo com o Betis (no qual alinhou os 90 minutos) «apresentou alguma fadiga muscular: vamos ver se é arriscado ou não a sua utilização», salientou.

No jogo com o FC Porto para o campeonato, na sexta jornada, Abdoulaye foi convocado, mas depois ficou de fora devido a uma «súbita indisposição» no dia do jogo, como explicou então Rui Vitória.

O jogo entre Vitória de Guimarães e FC Porto realiza-se no domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, às 19h30, sob arbitragem de Jorge Sousa, do Porto.