A Académica, da I Liga, carimbou hoje a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol ao vencer na receção ao Académico de Viseu, do segundo escalão, por 4-3, no desempate por grandes penalidades.

Depois de 90 minutos sem golos, as duas equipas chegaram ao final do prolongamento com um empate 1-1.
Marcou primeiro a "Briosa", aos 93 minutos, por Diogo Valente, num remate de fora de área aparentemente inofensivo, em que o guarda-redes Ricardo Janota acabou por introduzir a bola na própria baliza com uma defesa defeituosa.

A infelicidade do guardião visitante acabou por motivar o Académico de Viseu que "partiu" para cima da Académica e acabou por empatar, aos 114 minutos, numa jogada conduzida por João Martins, que centrou rasteiro para José Rui encostar.

Antes, já o guarda-redes da Académica, Ricardo, tinha feito a defesa da noite ao evitar o golo num remate de Tiago Rosa.

Na marcação das grandes penalidades, Ricardo voltou a ser decisivo para os "estudantes", ao defender os remates de Diogo Alves e Luisinho.

Num jogo equilibrado, escassearam as oportunidades de golo durante o tempo regulamentar, com a equipa da casa a ser incapaz de dominar a formação da II Liga.

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra.

Académica - Académico de Viseu, 1-1 após prolongamento, 4-3 no desempate por grandes penalidades

Ao intervalo: 0-0.

No final do tempo regulamentar: 0-0
Na final da primeira parte do prolongamento: 1-0
No final do prolongamento: 1-1

Marcadores:
1-0, Diogo Valente, 93 minutos.
1-1, José Rui, 114.

Marcadores nos desempates por grandes penalidades:
0-0, Diogo Alves (defesa do guarda-redes).
0-0, Clayton (ao lado).
1-0, Marco Lança.
1-1, Fernando Alexandre.
1-1, Luisinho (defesa do guarda-redes).
2-1, Diogo Valente.
2-2, Paulo Monteiro.
3-2, Ivanildo.
3-3, João Martins.
4-3, Magique.

Equipas:
- Académica: Ricardo, Marcelo, Aníbal Capela, Ferreira, Djavan, Nuno Piloto (Magique, 77), Fernando Alexandre, Cleyton, Ivanildo, Marinho (Diogo Valente, 66) e Manoel (Rafael Oliveira, 56).
(Suplentes: Peiser, Makelele, João Real, Bruno China, Diogo Valente, Rafael Oliveira e Magique).
Treinador: Sérgio Conceição.
- Académico de Viseu: Ricardo Janota, Tiago Rosa, Tiago Gonçalves, Paulo Monteiro, Marco Lança, Bruno Loureiro, Ibraima, João Martins, Ouatarra (José Rui, 67), Leonel (Diogo Alves, 74) e Cafu (Luisinho, 67).
(Suplentes: Hélder Godinho, Luisinho, Capela, José Rui, Diogo Alves, Ricardo Ferreira, Tomé).
Treinador: Filipe Moreira.

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Marco Lança (30), Tiago Gonçalves (75), Aníbal Capela (89),Ibraima (97), Ivanildo (98), Diogo Alves (109), Ferreira (120+01) e Paulo Monteiro (120+1).
Assistência: Cerca de 1.500 espetadores.