O FC Porto venceu, este domingo, o Vitória de Guimarães por 0-2, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, que se disputou no Estádio D. Afonso Henriques, e a equipa orientada por Paulo Fonseca segue em frente para os “oitavos”. A equipa vimaranense, atual detentor do troféu, diz adeus à prova.
FC Porto e Vitória de Guimarães chegavam a esta quarta eliminatória depois de não terem vencido nas competições europeias. A equipa da cidade do Porto empatou na Rússia a um golo, enquanto a formação minhota perdeu em casa com o Betis de Sevilha por 0-1. Recorde-se que os portistas já tinham vencido o Vitória por duas vezes esta época, na Supertaça e no campeonato.
Para este encontro, e face ao último encontro em São Petersburgo, Paulo Fonseca fez apenas uma alteração, na baliza. Entrou Fabiano e saiu Helton, que nem no banco de suplentes se sentou.
Já no Vitória de Guimarães, Rui Vitória fez três alterações na equipa inicial. Face ao castigo de Douglas, o técnico vitoriano foi obrigado a mudar de guarda-redes e o eleito foi Assis. No ataque, Ricardo entrou para o lugar de Plange e, na defesa, Moreno tomou conta do lugar de Abdoulaye Ba (jogador emprestado pelos Dragões), que não foi convocado.
O encontro começou muito disputado no Estádio D. Afonso Henriques, com as duas equipas a discutirem a bola no meio-campo.
Aos 15 minutos de jogo, Fernando abriu o marcador, fazendo um cruzamento/remate pela direita, que acabou por trair o guarda-redes Assis e colocando a equipa do FC Porto em vantagem.
Logo de seguida, Jackson e Mangala estiveram muito perto do segundo golo, com os dois remates a saírem ao lado da baliza do Vitória.
Aos 28 minutos, Maazou também esteve perto de empatar, com o guarda-redes Fabiano a defender o remate do jogador do Níger, mas o árbitro Jorge Sousa já tinha assinalado falta a favor do FC Porto, quando foi apenas um choque entre Otamendi e Mangala.
Os jogadores e equipa técnica do Vitória de Guimarães continuavam a contestar as decisões de Jorge Sousa, que caíam sempre para o lado dos azuis e brancos, e o FC Porto aproveitou para fazer o segundo golo aos 40 minutos, este da autoria de Jackson Martínez, que regressou aos golos na cidade-berço.
Os Dragões saíram para o intervalo com uma vantagem confortável de dois golos.
Na etapa complementar, a equipa orientada por Rui Vitória entrou melhor, mais atrevida, mas a eficácia no ataque deixava a desejar. Na defesa, Abdoulaye Ba faz sempre falta, mas Addy, Pedro Correia, Paulo Oliveira e Moreno foram dando conta do recado.
Até ao apito final, o nível de futebol no encontro desceu de qualidade, mas ainda houve tempo para Jorge Sousa expulsar Mangala aos 80 minutos por acumulação de amarelos. 
A vitória portista confirma a passagem para os oitavos de final. O Vitória de Guimarães, que venceu a prova na edição anterior, diz adeus à Taça de Portugal e deixa cair um dos objetivos de Rui Vitória.