Paulo Fonseca admitiu esta terça-feira que a equipa do FC Porto não esteve à altura das responsabilidades na derrota frente ao Marítimo na última jornada do campeonato nacional, e assumiu que o treinador é sempre o principal responsável pela forma como os jogadores se apresentam em campo.

Na antevisão do próximo jogo do FC Porto frente ao Estoril para a Taça de Portugal, Paulo Fonseca falou da derrota dos dragões no Funchal frente ao Marítimo e admitiu que a prioridade continua a ser campeonato, apesar dos quatro pontos que separam o líder Benfica dos azuis-e-brancos.

“Nós assumimos que não estivemos à altura da nossa responsabilidade e da exigência que havia para esse jogo com o Marítimo. As coisas não ficaram mais fáceis. Quem está obrigado a jogar para ganhar todos os dias, obviamente que a tarefa não ficou mais fácil”, começou por dizer Paulo Fonseca.

“Para o FC Porto é importante vencer sempre todos os jogos, e todas as competições onde está inserido. A grande prioridade é o campeonato e nós não fugimos a isso. A grande prioridade é, e foi sempre, vencer o campeonato”, acrescentou Paulo Fonseca.

O FC Porto recebe o Estoril para a Taça de Portugal, e Paulo Fonseca assume que depois da derrota na Madeira a equipa talvez “não esteja na máxima confiança”.

“A mim compete-me que a equipa se apresente no máximo das suas capacidades. Depois da derrota com o Marítimo é normal que a equipa não esteja na máxima confiança, mas quem joga no Porto tem de ter sempre motivação. Para nós ganhar tem se ser sempre uma motivação”, frisou o técnico.

Sobre o mercado de transferências de inverno, Paulo Fonseca afirmou que Otamendi “é um caso administrativo” do clube, e garantiu não há jogadores no seu plantel contrariados.

“Sinceramente é uma questão que não me preocupa. Os jogadores têm de estar preocupados em defender o FC Porto, acho que tem de ser a obrigação de todos os profissionais de defender esta casa e este clube. O foco dos jogadores tem de estar no FC Porto e sinto que os jogadores estão de corpo e alma naqueles que são os objetivos do FC Porto. A verdade é que não tivemos um bom desempenho na Madeira. Já tivemos um bom desempenho esta época, e com a equipa do Estoril temos de estar alerta para levar de vencida esta equipa que é bastante difícil”, frisou o técnico.

Ainda sobre a janela de transferências de inverno, Paulo Fonseca assumiu que a “nível desportivo pode ser um problema” para os objetivos do FC Porto.

“Se virmos pela vertente económica, Portugal é um país vendedor e tem como objetivo fazer encaixes importantes, mas a nível desportivo pode ser visto como um problema”, sentenciou Paulo Fonseca.

Sobre os desaires dos adversários no campeonato nacional, o treinador do FC Porto não se mostrou surpreendido e considerou que a distância entre os candidatos ao título e as outras equipas tem vindo a diminuir.

“Eu não vejo fraqueza nos adversários. O que eu vejo é um encurtar de caminho por parte da outras equipas e acho normal que as equipas candidatas ao titulo percam pontos devido à qualidade dos adversários no campeonato”, rematou Paulo Fonseca.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.