O FC Porto venceu, esta quarta-feira, o Estoril-Praia por 2-1, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, que se disputou no Estádio do Dragão. Ghilas acabou por ser, finalmente, o herói da noite ao apontar o golo da vitória aos 87 minutos. Benfica é o último obstáculo antes da final no Jamor.
Depois de Estoril e FC Porto não terem conseguido vencer nos últimos respetivos encontros do campeonato português, as duas equipas procuravam "afogar as mágoas" com o desejo de uma vitória, que pendeu para o lado dos azuis e brancos.
Para este desafio, Paulo Fonseca apostou num 4x2x3x1, com Fabiano na baliza, como tem feito sempre nos jogos das "Taças". Na defesa a novidade foi Reyes. Quanto ao meio-campo, Defour e Herrera tentaram fazer a vez de Fernando, que está lesionado, e Licá foi o extremo eleito pelo treinador portista.
Os primeiros minutos do encontro no Dragão foram calmos, sem grandes oportunidades, mas coube a Sebá deixar o primeiro aviso ao guarda-redes Fabiano aos 20 minutos.
O Estoril estava melhor no encontro e fruto disso surgiu o primeiro golo da partida aos 27 minutos. Babanco surgiu isolado nas costas da defesa portista, após boa simulação de Sebá, e, já na área, fez um chapéu a Fabiano, inaugurando o marcador.
Para piorar o cenário desolador do FC Porto, Paulo Fonseca foi obrigado a substituir o lesionado Carlos Eduardo por Josué.
Os adeptos portistas mostravam sinais de descontentamento, até porque a derrota na Madeira continuava presente, e foi Ricardo Quaresma a sossegar os corações azuis e brancos com o golo do empate a poucos minutos do final da primeira parte. Aos 43 minutos, num bom trabalho de Herrera na esquerda, seguido de cruzamento tenso que a defesa do Estoril não conseguiu afastar, Quaresma apareceu na hora certa para encostar ao segundo poste, estabelecendo novamente o empate.
À entrada para a segunda parte, os dois treinadores não fizeram alterações nas respetivas equipas. Só aos 51 minutos é que Marco Silva colocou em campo o ex-portista Emídio Rafael, que foi recebido com aplausos.
Nos instantes finais da etapa complementar, o FC Porto ficou mais perigoso e, aos 68 minutos, Jackson aproveitou uma saída errada do guarda-redes Vagner, mas o avançado colombiano falhou o alvo num cabeceamento.
Quanto tudo parecia indicar prolongamento no Estádio do Dragão, Ghilas - que tinha entrado aos 83 minutos para o lugar de Quaresma- foi o herói improvável ao apontar o golo da reviravolta, isto quando faltavam apenas três minutos para os 90. Num grande trabalho de Alex Sandro na esquerda, seguido de um cruzamento para o segundo poste, apareceu o avançado argelino a encostar para o fundo das redes.
O golo de Ghilas ditou a apuramento do FC Porto para as meias-finais da Taça de Portugal, onde irá defrontar o Benfica, que esta tarde venceu em Penafiel.