FC Porto e Benfica marcaram mais dois duelos na Taça de Portugal, depois de afastarem o Estoril e Penafiel, respetivamente. Aliás 2014 promete ser ano de Águias e Dragões. Além dos dois jogos da Taça de Portugal, os dois emblemas podem cruzar-se nas meias-finais da Taça da Liga e ainda na Liga Europa, além do encontro da última jornada da Liga, marcada para o Dragão.

Os Dragões recebem os encarnados na 1.ª mão da Taça de Portugal a 26 de março, antes da viagem à Luz para o segundo encontro, agendado para 16 de abril.

Em jogos a duas mãos, a formação de Jorge Jesus leva vantagem em relação a equipa azul-e-branca, treinada por Paulo Fonseca.

No histórico de jogos da Taça de Portugal discutido em dois jogos entre os dois emblemas, Águias e Dragões defrontaram-se em oito ocasiões, com vantagem para o Benfica.

A equipa encarnada venceu cinco, sendo que os últimos dois jogos disputados a duas mãos entre estas duas formações foram ganhos pelo FC Porto. 

Da última vez que Benfica e FC Porto se defrontaram em partidas as duas mãos, os Dragões eliminaram a formação encarnada. Foi na épica temporada 2009/2010 de André Villas-Boas onde o FC Porto conquistou a Taça de Portugal, Liga, Liga Europa e Supertaça de Portugal. O Benfica foi ao Dragão vencer por 2-0 mas depois perdeu na Luz por 3-1, ficando assim afastado da final da Taça de Portugal.

Foi também a única vitória do FC Porto na Taça de Portugal em casa do rival encarnado.

Os duelos entre os dois colossos do futebol português na Taça começaram logo na primeira edição, em 1938/39. O FC Porto venceu em casa por 6-1 mas viria a perder depois na Luz por 6-0, ficando fora da prova. A Taça haveria de ser ganha pela Académica.

Benfica e FC Porto já disputaram sete meias-finais entre ambos, com vantagem encarnada: passou a fase seguinte em quatro ocasiões, contra três dos azuis-e-brancos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.