O Rio Ave garantiu esta quinta-feira a passagem às meias-finais da Taça de Portugal ao bater no Estádio dos Arcos a Académica, por 1-0, com um golo de Braga.

A primeira parte teve poucos motivos de interesse. Com o terreno pesado, o jogo passou muito pela luta a meio-campo e apesar da ligeira superioridade do Rio Ave, escassearam as oportunidades de golo.

A melhor delas surgiu à passagem do minuto 20, por Hassan. O avançado do Rio Ave cabeceou já em queda depois de disputar a bola com o central dos estudantes, e viu Ricardo negar-lhe o golo inaugural com a ponta dos dedos, fazendo a bola rasar o poste.

Na segunda parte as duas equipas entraram mais concentradas em chegar ao golo e a Académica mostrou-se mais afoita no ataque, dispondo da primeira oportunidade ao minuto 59. Num contra-ataque muito rápido, Salvador Agra fletiu da esquerda para o meio e disparou a rasar o poste esquerdo.

Poucos minutos depois foi Tiago Pinto a evitar o primeiro dos estudantes, tirando a bola em cima da linha de golo.

Respondeu de seguida a equipa da casa, com Tarantini a obrigar Ricardo a mais uma grande intervenção depois de remate forte.

O jogo ameaçava golo e este acabou mesmo por surgir ao minuto 77, para o Rio Ave. O guarda-redes Ricardo, que salvara a Académica até então, aliviou uma bola para os pés de Braga e o médio, de primeira, atirou para o 1-0.

A Académica procurou de imediato a reação, mas o estado do relvado dificultou a tentativa dos homens de Sérgio Conceição em chegar ao empate e em contra-ataque podia mesmo ter sido o Rio Ave a ampliar a vantagem.

Com este desfecho, o Rio Ave apura-se para as meias-finais da Taça de Portugal pela quarta vez no seu historial.