No dia em que o Benfica pisa o relvado da casa do FC Porto para disputar a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, o SAPO Desporto analisou os marcadores dos últimos sete jogos entre as duas equipas.
Na última partida entre os dois emblemas, a contar para a 15.ª jornada da presente edição da I Liga, Rodrigo e Garay apontaram os golos da vitória incontestável do Benfica na Luz. Cardozo esteve indisponível por lesão.
Num dos históricos duelos entre FC Porto e Benfica da época passada, a 11 de maio de 2013, Lima adiantou a equipa encarnada no Estádio do Dragão mas o auto-golo de Maxi Pereira repôs o empate. A surpresa chegaria ao minuto 92, pelos pés de Kelvin. Um golo que valeu um triunfo importante e um campeonato para os azuis e brancos. Cardozo começou o encontro no banco de suplentes, tendo entrado ao minuto 73.
Na primeira volta da época 2012/2013, Matic e Gaitán marcaram para o Benfica e Martínez e Mangala para o FC Porto, num jogo que terminou empatado a dois golos. 'Tacuara' jogou os 90 minutos mas não conseguiu introduzir a bola na baliza de Helton.
Na Taça da Liga da época 2011/2012, Benfica e FC Porto defrontaram-se nas meias-finais, com, aqui sim, Cardozo a provar que é decisivo nos clássicos com o FC Porto, uma vez que apontou o golo da vitória, aos 77 minutos, quando o jogo estava empatado a dois golos.
Nessa mesma época, o paraguaio apontou dois golos ao FC Porto na Luz, na jornada número 21, não sendo suficientes para dar os três pontos ao Benfica. Essa partida ficou ainda marcada pelo golo em fora de jogo de Maicon aos 87 minutos.
Na primeira volta dessa temporada (2011/2012) as duas equipas empataram a dois golos, com Óscar 'Tacuara' Cardozo a marcar um dos tentos encarnados.
Na época em que o FC Porto conquistou quase tudo, o FC Porto vinha de uma desvantagem de 2-0 da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal mas, na Luz, Moutinho, Hulk e Falcao marcaram e deram a passagem à final no Jamor. Nesse fatídico dia para o Benfica, Cardozo foi único jogador do Benfica a marcar através da marca de grande penalidade.
Contas feitas nos últimos sete duelos entre estas equipas que hoje se defrontam, Cardozo marcou cinco golos nas últimas sete partidas. Contudo,  a última vez que fez mexer as redes dos Dragões foi a 20 de março de 2012, ou seja, há mais de dois anos.
O avançado paraguaio, que atravessou um longo período de recuperação por lesão, está na lista de convocados para o encontro de hoje, mas deverá começar no banco de suplentes, vendo Lima e Rodrigo a ganharem a titularidade.
No FC Porto, desde 20 de abril de 2011, não existe um jogador que se destaque ao fazer muitos golos contra o Benfica, mas a defesa encarnada terá de ter em atenção a Mangala nas conversões de livres ou pontapés de canto. O central francês já apontou por duas vezes aos encarnados nos últimos quatro duelos. Jackson Martínez tem apenas um golo no seu saldo nos clássicos contra o Benfica.
O FC Porto e o Benfica medem forças, esta noite a partir das 21h00, no Estádio do Dragão. A segunda mão está agendada para 16 de abril, na Luz.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.