Na época de 1979/80, Luís Castro e Jorge Jesus partilharam o mesmo espaço, vestiram a mesma camisola. Os dois encontraram-se em Leiria, na União, era o atual treinador do FC Porto júnior de último ano e Jesus um jogador que já tinha passado pelo Sporting, Belenenses, Riopele e Juventude de Évora.

“Era um miúdo encantador”, diz, ao SAPO Desporto, Fernando Peres, o treinador que os ‘uniu’ em Leiria, sobre Luís Castro. “Um jogador raçudo, disciplinado”, acrescenta, sobre os tempos em que “o miúdo encantador” dava os primeiros toques na bola – foi com ele que foi chamado à equipa principal.

Com Jesus, Fernando Peres tem uma relação mais próxima e mais longa. “Fui eu que o fui buscar aos juniores do Sporting”.

Vítor Pontes, a trabalhar em Moçambique, orientando o Ferroviário de Maputo, já tem uma relação mais próxima com Luís Castro, a quem reconhece todas as competências para singrar como treinador principal.

“Dividimos o mesmo apartamento, chegamos a morar juntos”, conta Vítor Pontes, lembrando o ano em que Luís Castro subiu de junior a sénior. Jesus entrou no ano que Pontes estava emprestado ao Vieirense, mas não deixou de acompanhar a carreira do atual técnico do Benfica.

Veja aqui as entrevistas com Fernando Peres e Vítor Pontes sobre Luís Castro e Jorge Jesus, que hoje à noite se defrontam em mais um clássico