O embate entre o FC Porto e o Benfica destaca-se esta quarta-feira no arranque das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, jogo que se disputa a partir das 21:00 no Dragão.
Esta é uma reedição das meias-finais de 2010/2011, em que os portistas sairam vencedores, ao baterem o Benfica no estádio da Luz (3-1), depois de terem perdido a primeira mão em casa (2-0).
Tal como há três anos, o Dragão será o palco do primeiro encontro, mas agora as duas equipas enfrentam o jogo em condições muito diferentes.
Em 2010/2011, o FC Porto, orientado por André Villas-Boas, recebia o Benfica em primeiro no campeonato e com uma vantagem de 11 pontos sobre os comandados de Jorge Jesus, que eram segundos, mas com um jogo a menos, enquanto na presente edição da Liga, o Benfica lidera e detém 12 pontos sobre os "azuis e brancos", que são terceiros a cinco pontos do Sporting, segundo.
Hoje, o FC Porto surge orientado por um treinador interino, Luís Castro (que substituiu Paulo Fonseca no início deste mês), e tem em Quaresma a sua figura em destaque, crucial nas últimas vitórias dos "dragões", especialmente na eliminação do Nápoles nos oitavos de final da Liga Europa.
Já o Benfica chega ao Dragão numa série de 26 jogos sem perder para todas as competições. A última derrota foi em Atenas, a 05 de novembro, com o Olympiacos por 1-0 (para a Liga dos Campeões), sendo também a última vez em que não marcou golos ao adversário.
Na outra meia-final, o Sporting de Braga recebe na primeira mão o Rio Ave, reeditando um duelo deste ano para a Taça da Liga. Em fevereiro, os homens de Vila do Conde afastaram o Braga (detentor do troféu) da final da Taça da Liga, ao baterem em casa os bracarenses por 2-1.
Ainda mais fresco na memória está o embate da passada sexta-feira, para a 24.ª jornada da Liga: empate a uma bola, ânimos exaltados, troca de palavras entre técnicos e um adensar da rivalidade, que promete se estender para os jogos da Taça de Portugal.
O FC Porto-Benfica joga-se a partir das 21h00, no estádio do Dragão, enquanto o Sporting de Braga-Rio Ave disputa-se duas horas antes, às 19h00, no estádio Axa, em Braga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.