Álvaro Magalhães, antigo futebolista do Benfica que esteve na conquista da última “dobradinha”, em 1986/87, destacou à agência Lusa o “sabor especial” que encerra juntar a Taça de Portugal à conquista do campeonato.

“É sempre importante, porque o objetivo de todas as equipas é chegar ao final da época e ganhar o campeonato e ter o prazer de disputar a final da Taça de Portugal”, defendeu Álvaro Magalhães, que representou o Benfica de 1981/82 a 1989/90.

O Benfica, que atravessa um longo jejum de “dobradinhas”, tem esta época a possibilidade de somar a Taça de Portugal à I Liga, naquele que poderá ser o seu terceiro título, dado que já ergueu também a Taça da Liga frente ao mesmo adversário de domingo, o Rio Ave.

“É o último jogo da época. É a festa do futebol e não há nenhum jogador, treinador, dirigente e adepto que não queira estar presente”, frisou Álvaro Magalhães, destacando o “ambiente fantástico” em que se desenrola o jogo.

O facto de o Benfica vir de uma derrota na final da Liga Europa, vergado perante o Sevilha no desempate pela marcação de grandes penalidades (2-4), pode pesar na mente dos jogadores para o jogo de domingo com o Rio Ave, mas o ex-lateral esquerdo acredita na superação.

“Não é fácil perder uma final, mas o Benfica demonstrou que merecia ter ganho. O Benfica, este ano, está com um discurso de grande motivação. Os jogadores sentem que têm valor”, explicou.

Para o ex-internacional “encarnado”, um jogador que representa uma instituição como o Benfica “tem que estar preparado para estas pequenas coisas e tem que ir buscar forças onde elas não existem”.

“Os jogadores têm que se libertar desta situação, porque é o último jogo da época. Eles estiveram presentes na última final e tem mais uma oportunidade para ganhar uma Taça e acabar a época em beleza”, acrescentou Álvaro Magalhães.

A final da Taça de Portugal, ainda segundo Álvaro Magalhães, “é uma festa fantástica”.

“O último jogo, naquele estádio, é maravilhoso, tudo o que envolve, desde a paisagem ao convívio. Ninguém imagina a felicidade que vai na cabeça dos jogadores dentro das quatro linhas”, contou à Lusa Álvaro Magalhães.

Em 1986/87, o lateral esquerdo Álvaro foi o segundo jogador mais utilizado do plantel do Benfica, orientado pelo inglês John Mortimore, cumprindo um total de 42 jogos, 28 no campeonato e oito na Taça, tendo sido titular na final com o Sporting (2-1).