O Benfica venceu este domingo a 75ª edição da Taça de Portugal, ao bater o Rio Ave por 1-0, naquela que é a 25.ª da sua história.

Numa época impar, o Benfica é o primeiro clube a vencer as três competições nacionais: campeonato e as duas Taças. 

O encontro teve duas parte bastante distintas, com os vilacondenses a justificarem o prolongamento pelo futebol que apresentaram na segunda parte. Só que Oblak fez o possível (e o impossível) para que o Benfica levasse a Taça e Jesus pudesse, finalmente, dedicá-la ao avô. 

A primeira parte foi totalmente encarnada, tal como as bancadas do Jamor, em que pouco verde e branco se via. O Rio Ave encostou-se à defesa e deixou o Benfica tomar conta do jogo, apostando no contra-ataque.

Ao contrário do jogo da final da Liga Europa, Jorge Jesus já pode contar com Salvio, Enzo Perez e Markovic, apostando nestes dois logo de início, com Amorim ao lado do camisola 35, e estes dois jogadores trouxeram alguma frescura ao meio campo.

Apesar do dominío, foi do Rio Ave o primeiro lance de perigo, aos14 minutos, com Tarantini a fazer passar a bola ao lado da baliza de Oblak. Só que a pressão dos encarnados acabaria por dar frutos, numa jogada de insistência à entrada da área, com Gaitán a colocar na gaveta o golo que deu a vantagem ao Benfica.

Aos 25', os encarnados tiveram tudo para fazer o 2-0, quando Garay cabeceou após livre de Gaitán, mas Ederson defendeu por instinto.

Ao intervalo, vantagem para o Benfica, justa, pelo que protagonizou nos primeiros 45 minutos. Só que tudo mudou na segunda parte, com um Rio Ave completamente diferente, afoito e a acreditar que o empate podia surgir.

Por várias vezes o golo esteve perto, mas Oblak foi o trunfo do Benfica para segurar o 1-0, quando na frente não se produzia mais, com os jogadores bastante cansados e a fazer lembrar momentos da final de 2013.

O momento mais flagrante para a equipa nortenha aconteceu aos 63', num remate de Pedro Santos a embater no poste de Oblak. Seis minutos depois, não fosse o guarda-redes esticar-se e Ukra tinha feito o 1-1.

O Benfica, já com Markovic em campo por troca com Rodrigo, estecve perto do 2-0. Boa jogada com Gaitán, que serviu o sérvio, que ao rematar permitiu a defesa de Elderson.

Os encarnados sofreram até ao fim. E não fosse de novo o guarda-redes, o prolongamento esteve muito perto. Já nos descontos, livre do Rio Ave para a grande área e Oblak, muito seguro, a agarrar a bola. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.