O Benfica venceu de forma muito clara os três encontros com o Rio Ave em 2013/14, dois a contar para a I Liga de futebol e, mais recentemente, a final da Taça da Liga.

A formação comandada por Jorge Jesus ganhou em Vila do Conde por 3-1, à 11.ª ronda, a 01 de dezembro de 2013, e na Luz por 4-0, à 26.ª, a 07 de abril, para, na final da Taça da Liga, triunfar em Leiria por 2-0, a 07 de maio.

Os “encarnados”, que venceram a I Liga, 42 pontos à frente do Rio Ave (11.º), e a Taça da Liga, chegam, assim, à final da Taça de Portugal, domingo, no Estádio Nacional, em grande vantagem, com três vitórias em três jogos e um total de 9-1 em golos.

Em termos individuais, destaque especial para o internacional sub-21 espanhol Rodrigo, que inaugurou o marcador nos três jogos, sempre na primeira parte, aos 38, 17 e 41 minutos.

O brasileiro Lima e o paraguaio Cardozo, que “bisaram”, o argentino Gaitan e o central “canarinho” e “capitão” Luisão apontaram os outros tentos do Benfica, enquanto Ukra foi o autor do único golo da equipa de Nuno Espírito Santo.

O primeiro encontro realizou-se em Vila do Conde, na primeira volta do campeonato, e o Benfica adiantou-se aos 38 minutos, por Rodrigo. Os anfitriões lograram, porém, responder, aos 57, restabelecendo a igualdade, por Ukra.

A figura do encontro foi, no entanto, Lima, que fez a assistência para o primeiro golo e, depois, “bisou”, apontando o segundo aos 63 minutos, de livre direto, e o terceiro aos 78, assistido por Rodrigo, já depois da expulsão de Wakaso, aos 69.

Na segunda volta, na Luz, o Benfica conseguiu face aos vila-condenses a única goleada no campeonato, ao vencer por 4-0 um Rio Ave que pagou caro uma certa ousadia, o tentar jogar de igual para igual com os “encarnados”.

O conjunto de Jorge Jesus, já muito perto do título, resolveu tudo na primeira meia hora, com Gaitan em destaque, ao assistir Rodrigo para o primeiro golo, aos 16 minutos, e marcar ele próprio o segundo, aos 28.

Na parte final, ainda houve tempo para grande parte dos 46.004 espetadores presentes na Luz festejarem o regresso aos golos de Cardozo, que “bisou” de penálti, com tentos aos 77 e 90+2 minutos, após faltas sobre Maxi Pereira e Enzo Perez, respetivamente.

O terceiro embate aconteceu a 07 de maio, no neutro Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e o Benfica não teve facilidades, mas voltou a ganhar e a adiantar-se com um golo de Rodrigo, desta vez quase em cima do intervalo (41 minutos), após um canto.

A formação da Luz perseguia a quinta vitória em outras tantas finais da Taça da Liga, depois dos triunfos em 2008/09, 2009/10, 2010/11 e 2011/12, e selou-a, praticamente, aos 78 minutos, com um tento de Luisão, de cabeça, na sequência de um livre.