O ex-guarda-redes internacional Vítor Baia considerou hoje o FC Porto favorito no jogo de sábado com o Sporting, para a Taça de Portugal de futebol, e espera que os “dragões” possam “colocar em prática aquilo que todos desejam”.

Vítor Baia, que hoje completa 45 anos, falava à margem da apresentação da Maratona do Porto, evento que irá fazer reverter uma percentagem das inscrições para a fundação do ex-guarda-redes do FC Porto, de ajuda e apoio a crianças e carenciados.

Questionado sobre algumas declarações de dirigentes em torno do “clássico”, nomeadamente do presidente do Sporting, Bruno Carvalho, Vítor Baía minimizou-as e defendeu que os agentes desportivos têm que estar mais concentrados no lado positivo do futebol.

“Espero um bom jogo e um grande espetáculo”, referiu Vítor Baía que, por se encontrar em estúdio no papel de comentador do jogo, não poderá marcar presença sábado no “clássico” do Dragão.

O ex-internacional português considerou ainda que, face aos sucessos recentes das seleções de sub-21 e sub-19, e contra as opiniões mais negativas de alguns, o futuro da seleção principal de futebol está assegurado.

“O futebol português, se olharmos para os escalões de formação, está a atravessar um bom momento e os resultados destas seleções demonstram que afinal há jogadores e por onde escolher”, defendeu.

Vítor Baia defende, no entanto, a necessidade de alterar o paradigma atual vigente no futebol português de que os clubes preferem ter nos seus planteis jogadores estrangeiros do que apostar nos novos e emergentes talentos.

O ex-guarda-redes abordou ainda a exibição de Ricardo Quaresma na seleção, considerando-o, juntamente com Nani, “um dos melhores extremos a jogar em Portugal, entre a linha do fantástico e do predestinado, embora com algumas oscilações”.

Baia considera Ricardo Quaresma um jogador sem medo de arriscar e que não vacila em momentos decisivos, como na marcação de grandes penalidades, e vaticinou que o extremo ainda irá ser muito importante para o FC Porto.