Rui Patrício está a cumprir a sua oitava temporada como titular na baliza do Sporting. O guarda-redes que também é "dono" da baliza da seleção portuguesa tem um historial negativo nas visitas às casas dos rivais. Só tinha perdido nos confrontos com FC Porto e Benfica fora de portas, até a deslocação à Luz no início desta temporada.

No que ao Benfica diz respeito, por exemplo, Rui Patrício já defendeu a baliza do Sporting na Luz em nove ocasiões, tendo somado oito derrotas e o tal empate a uma bola, arrancado na casa do rival da 2.ª circular na 3.ª jornada da I Liga.

Já na "toca" do Dragão, a história é outra: Rui Patrício conta por derrotas todas as visitas à casa do FC Porto. Em seis jogos com Patrício na baliza, o Sporting só perder. Este sábado é uma ocasião para Rui Patrício e companheiros contrariarem a história. Se na Luz encaixou mais golos, por também ter feito mais três jogos que no Dragão, a média de golos sofridos na casa do FC Porto é superior: 2,7 golos por jogo, ou seja, 16 golos encaixados em seis partidas. Na Luz, foram golos em nove jogos, a média de dois por partida.

A última vitória do Sporting na casa do FC Porto data de março de 2007, altura em que Rui Patrício ainda estava nos escalões de formação do clube de Alvalade. A pior derrota de Patrício no Dragão aconteceu a 2 de fevereiro de 2010, nos quartos-de-final da Taça. A turma de Alvalade, comandado por Carlos Carvalhal, perdeu por 5-2, com golos de Rolando, Falcao (bisou no jogo), Varela e Mariano González