O defesa central André Pinto garantiu esta quinta-feira que o Sporting de Braga quer eliminar da Taça de Portugal de futebol o Vitória, em Guimarães, num jogo "com muita história" e com um "sabor especial".

O clássico minhoto, a ter lugar a 23 de novembro, no estádio D. Afonso Henriques, é um dos principais jogos da quarta eliminatória da Taça de Portugal, e André Pinto disse que os jogadores estão cientes da importância da partida e do "sabor especial" que tem.

"Sim, como é óbvio, é um rival e é um jogo que envolve sempre muita história. É mais um acréscimo e uma motivação e estamos a trabalhar com o intuito de conseguir a vitória", disse à margem de uma visita de uma delegação do clube à EB1/JI da Estrada, em Ferreiros, Braga. Para o jogador, sendo um jogo a eliminar, "só há um resultado possível que passa pela vitória".

Com 10 jornadas realizadas no campeonato, o Braga ocupa a quinta posição na tabela classificativa e, aproveitando o interregno para os compromissos da seleção nacional, André Pinto faz um balanço positivo desta primeira fase da temporada.

"Tem sido uma época positiva, a equipa tem estado bem. O quinto lugar significa que estamos próximos dos objetivos a que nos propusemos no início do campeonato, que é ficar entre os quatro primeiros, e agora é continuar neste caminho", disse.

Cem por cento vitorioso em casa, mas ainda sem triunfos fora, André Pinto rejeita que o Braga seja uma equipa com "duas caras" e considera o facto "uma mera curiosidade".

"Isso advém de muitos fatores, circunstâncias que se passam fora e não passam em casa, mas o Braga entra sempre com o intuito de ganhar em todos os jogos e, mais tarde ou mais cedo, a vitória surgirá fora", disse.

André Pinto chegou a Braga a meio da época passada, mas só este ano se impôs, sendo um dos dois titulares absolutos do Braga em jogos do campeonato (o outro é Pedro Tiba).

Formado no FC Porto e já com uma passagem pelo estrangeiro (Panathinaikos, da Grécia), o defesa central diz não estar surpreendido com o seu rendimento e pode considerar-se que esta tem sido a sua época de "afirmação" em Portugal.

Internacional nas camadas jovens, André Pinto, atualmente com 25 anos, alimenta o sonho de representar a seleção nacional e admitiu que a chamada do colega de equipa Tiago Gomes, que se estreou na equipa A de Portugal aos 28 anos, é fonte "de inspiração".

"Qualquer jogador que é português e tenha ambição é óbvio que sonha representar o país, mas primeiro tenho que trabalhar e depois merecer esse crédito e essa chamada. A seleção está muito bem servida, a mim cabe-me estar focado no clube, se acontecer será um motivo de enorme felicidade", disse.