O Oriental, da II Liga, protagonizou hoje a única surpresa da Taça de Portugal de futebol, ao garantir a passagem aos oitavos de final, com o triunfo frente ao Vitória de Setúbal, da I Liga, por 1-0.

Na quarta ronda da Taça, que se estendeu de sexta-feira até hoje, imperou de forma decisiva o peso do escalão no resultado final dos encontros, sendo que o Oriental foi a única equipa que contrariou a tendência e sobreviveu a um duelo desigual.

Beneficiando de um golo na própria baliza de François, aos 47 minutos, o Oriental qualificou-se para os oitavos de final da competição após uma ausência de 38 anos, num jogo em que foi claramente superior ao Vitória de Setúbal.

No encontro grande da quarta ronda, o Sporting de Braga impôs-se na visita ao Vitória de Guimarães no dérbi do Minho, por 2-1, carimbado com a primeira vitória fora da presente temporada.

Rafa Silva e Pardo, aos 39 e 41 minutos, foram os autores dos golos “arsenalistas”, tendo André André, aos 71, na conversão de uma grande penalidade, reduzido para o Vitória de Guimarães.

Os Vitórias, de Guimarães e de Setúbal, duas das equipas que já venceram a Taça de Portugal, acabaram por ser afastadas nesta quarta ronda, em que se marcaram 51 golos e em que o jogo mais produtivo foi o do Paços de Ferreira-Riachense, 9-0.

Em Barcelos, o Gil Vicente, da I Liga, foi obrigado a horas extraordinárias para levar de vencida o histórico Varzim, do Campeonato Nacional de Seniores (CNS), num encontro em que o guarda-redes Adriano Facchini foi decisivo ao defender três grandes penalidades.

O Varzim adiantou-se no marcador por Nelsinho, aos 30 minutos, de grande penalidade, mas, dois minutos depois, João Vilela fez a igualdade, que se manteve até ao final do prolongamento. Nas grandes penalidades, o Gil Vicente foi mais eficaz e venceu por 3-1.

O Paços de Ferreira, da I Liga, afastou o Riachense, do CNS, por números que não deixam qualquer margem para dúvida, tendo Cícero marcado três dos nove golos da vitória da equipa de Paulo Fonseca.

Para a história do jogo ficam os nove golos do Paços de Ferreira, apontados por Bruno Moreira, 03 e 36 minutos, Cícero, 07, 58 e 90+2, Minhoca, 18 e 68, Diogo Jota, 71, e Hélder Lopes, 86.

O Penafiel qualificou-se para os “oitavos” ao receber e vencer o Desportivos das Aves, por 1-0, graças a um golo marcado por João Martins aos 16 minutos, na sequência de um erro do experiente Jorge Ribeiro.

No Funchal, o Nacional, da I Liga, qualificou-se ao vencer o Ribeirão, do CNS, por 2-0, com golos de Suk, aos quatro minutos, e de Mário Rondon, aos 22, na conversão de uma grande penalidade.

A equipa madeirense, que estabeleceu o resultado final nos primeiros 22 minutos do encontro, jogou o suficiente para justificar o triunfo frente a um defensivo Ribeirão, do terceiro escalão nacional, que não ofereceu muita resistência.

O Freamunde, da II Liga, assegurou uma vaga entre os 16 finalistas da prova, mas sentiu alguma dificuldade para levar de vencida fora o Vieira, do CNS, por 1-0, com um golo de Dally, aos 85 minutos.

Décimo e último classificado da Série A do CNS, o Vieira encarou o líder da II Liga com atrevimento, personalizando o verdadeiro espírito da Taça, fazendo pressão sobre o portador da bola e aventurando-se no ataque sempre que podia.

Em jogo que opunha duas equipas da II Liga, em Santa Maria da Feira, o Desportivo de Chaves eliminou o Feirense ao vencer por 2-0, com golos de Hugo Santos, aos dois minutos, e João Mário, aos 65.

O Vizela operou uma espécie de “milagre” na Taça, numa partida em que opunha duas equipas do CNS, ao afastar o Operário, nas grandes penalidades, após recuperar de duas desvantagens no derradeiro minuto de jogo e do prolongamento.

Léléco colocou o Operário em vantagem, aos 47 minutos, mas Talocha empatou para o Vizela, aos 90, e empurrou o jogo para o prolongamento.

Novamente Léléco, aos 98 minutos, colocou o Operário à frente, mas Luís Ferraz, aos 120, voltou a empatar para o Vizela, levando a questão da decisão para a marca dos 11 metros.

Nas grandes penalidades, acabou por ser mais eficaz o Vizela, que venceu por 4-2, carimbando assim a passagem aos oitavos de final da Taça.

No outro encontro que opunha duas equipas do CNS, o Santa Maria recebeu e venceu o Santa Eulália, por 2-1, numa partida em que o golo da reviravolta surgiu apenas aos 87 minutos.

David Freitas foi o herói do Santa Maria, ao marcar o golo decisivo e impedir o prolongamento. Carlitos, aos 28 minutos, colocou o Santa Eulália em vantagem , mas o golo do empate surgiu por Zakpa, aos 75.

Vizela, Freamunde, Santa Maria, Nacional, Feirense, Paços de Ferreira, Penafiel, Gil Vicente, Oriental e Sporting de Braga juntaram-se hoje Sporting (sexta-feira), Benfica – detentor do troféu - Marítimo, Famalicão, Rio Ave e Belenenses (sábado) nos oitavos de final da Taça de Portugal.

O sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, cujos embates vão ser disputados a 17 de dezembro, está marcado para quinta-feira, pelas 12:30, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa.