Outubro ficou marcado pela derrota do FC Porto em casa frente ao Sporting, para a Taça de Portugal. Os "dragões" não conseguiram lidar com o rótulo de favoritos e foram copiosamente batidos pelos "leões" de Marco Silva, num jogo onde as mudanças de Lopetegui no onze do FC Porto não surtiram efeito.

Foi também em outubro que Luís Duque foi eleito presidente da Liga de Clubes, depois de meses de indecisão, com Mário Figueiredo a ser afastado, depois de ter ganho as eleições. Duque foi uma escolha do FC Porto e Benfica, muito contestada pelo Sporting que se manteve sempre afastado do processo eleitoral.

Em outubro também se ficou a conhecer os candidatos à Bola de Ouro, sendo que Cristiano Ronaldo continua a ser o único português na lista. CR7 concorre com Messi e Neuer, sendo que é o principal candidato a vencer, depois de um ano fantástico.

Ainda neste mês, Marc Marquez sagrou-se campeão do Mundo de MotoGP com vários recordes, o português Vasco Ribeiro foi coroado campeão do mundo de surf em juniores e o Braga impôs a primeira derrota na Liga ao Benfica de Jesus.

Recorde aqui os principais destaques de outubro na revista do ano do SAPO Desporto